PARTE 5 - O EU, O OUTRO E O NÓS. 🤩 PARTE 1 - PROJETO IDENTIDADE - Construção de um ÁLBUM "O EU, O OUTRO E O NÓS" 🤩 A BNCC não é um documento de orientação didática/pedagógica. 🤩 Seus objetivos específicos não devem ser tratados como um checklist e simplesmente incorporados ao dia-a-dia da escola. 🤩 Os eixos de INTERAÇÃO e BRINCADEIRA e os Campos de Experiência CRIAM NOVAS ESTRUTURAS para que essa concepção seja colocada em prática e, de fato, os direitos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças sejam alcançados. Isso permite, inclusive, que os professores tenham AUTONOMIA para PLANEJAR suas atividades, porém, tendo mais clareza das aprendizagens que precisam ser favorecidas, a cada fase. OBS: CLASSIFICAR AS ATIVIDADES CONFORME A REALIDADE DE SUA TURMA. “Se uma criança vive com aceitação do eu, do outro e do coletivo escolar e social, ela encontrará o amor no mundo.” 🤩TUDO SOBRE MEU CORPO. Idéia de: 1. CONHECIMENTO PESSOAL. 2. DESENVOLVIMENTO MOTOR FINO. 3. IDEIA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO. 4. IDEIA DO CONHECIMENTO DE SI. 5. IDEIA DE PREFERENCIAIS. Respondendo aos questionamentos sobre a formação do ÁLBUM. 🤩1. Ele é totalmente construído com desenhos e diversos materiais, a partir da escolha, vivência e conhecimento da criança. 🤩2. Para a criança ter argumento e construir seu conhecimento, ela necessita observar, perceber e interagir com a proposta. Ex. Ao desenhar sua mão, ela irá ANALISAR: o tamanho da mão, quantidade de dedos, composição das partes que compõem a mão, cor, estrutura de diversos formatos e componentes que dão FORMA a uma mão.humana além de desenvolver a destreza do coordenação motora fina. 🤩3. Quando você coloca um desenho pronto e diz: - Complete a mão ou pinte a mão. A ANÁLISE SIMBÓLICA da atividade será muito básica (superficial), ou seja, limitada. Não aguça a curiosidade e pouco ampliar novos conhecimentos. Com atividades prontas, o educador correr o risco de a criança colorir a mão de azul, verde, amarelo ou de diversas cores, justamente pelo fato dela ter em mãos uma atividade pronta. 🤩4. Vale a pena construir o álbum por meio da análise, experiência, diversidade de matéria, colaboração coletiva dos colegas e debates infantis sobre cada temática. 🤩5. O álbum é um portfólio que será classificado de acordo com a faixa etária da sua turma. Por tanto, mesmo que um milhão de pessoas, desenvolvam a mesma atividade, todas elas terão sua personalidade própria, respeitando a especificidade de cada criança com a interação do instrumento ou seja, material de trabalho. Obs. Construir promove experiências, análise e novos conhecimentos. Obs. Desenhos prontos para pintura, quando se trata do auto conhecendo, limitam as experiências que ampliam as interações e as brincadeiras. Não é possível fazer análise pessoal de desenvolvimento, com atividades cujo os desenhos já estão na atividade para a criança projetar seus amplos saberes. Cada atividade tem seu objetivo, mas a BNCC revela que o conhecimento infantil, vai bem mais além, a partir da experiência. Simone Helen Drumond Ischkanian OBS: CLASSIFICAR AS ATIVIDADES CONFORME A REALIDADE DE SUA TURMA. Click nos links para conhecer as outras composições relacionadas ao álbum. Parte 1 🤩 https://www.facebook.com/groups/332095207134179/permalink/826747377668957/ Parte 2 🤩 https://www.facebook.com/groups/332095207134179/permalink/826753681001660 Parte 3 🤩 https://www.facebook.com/groups/332095207134179/permalink/826759207667774/ Parte 4 🤩 https://www.facebook.com/groups/332095207134179/permalink/826773070999721/

PARTE 5 - O EU, O OUTRO E O NÓS.








🤩 PARTE 1 - PROJETO IDENTIDADE - Construção de um ÁLBUM 
 "O EU, O OUTRO E O NÓS"
🤩 A BNCC não é um documento de orientação didática/pedagógica.
🤩 Seus objetivos específicos não devem ser tratados como um checklist e simplesmente incorporados ao dia-a-dia da escola.
🤩 Os eixos de INTERAÇÃO e BRINCADEIRA e os Campos de Experiência CRIAM NOVAS ESTRUTURAS para que essa concepção seja colocada em prática e, de fato, os direitos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças sejam alcançados. Isso permite, inclusive, que os professores tenham AUTONOMIA para PLANEJAR suas atividades, porém, tendo mais clareza das aprendizagens que precisam ser favorecidas, a cada fase.
OBS: CLASSIFICAR AS ATIVIDADES CONFORME A REALIDADE DE SUA TURMA. 
“Se uma criança vive com aceitação do eu, do outro e do coletivo escolar e social, ela encontrará o amor no mundo.”
🤩TUDO SOBRE MEU CORPO.

Idéia de:

1. CONHECIMENTO PESSOAL.
2. DESENVOLVIMENTO MOTOR FINO.
3. IDEIA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO.
4. IDEIA DO CONHECIMENTO DE SI.
5. IDEIA DE PREFERENCIAIS.
Respondendo aos questionamentos sobre a formação do ÁLBUM.

🤩1. Ele é totalmente construído com desenhos e diversos materiais, a partir da escolha, vivência e conhecimento da criança.

🤩2. Para a criança ter argumento e construir seu conhecimento, ela necessita observar, perceber e interagir com a proposta.

Ex. Ao desenhar sua mão, ela irá ANALISAR: o tamanho da mão, quantidade de dedos, composição das partes que compõem a mão, cor, estrutura de diversos formatos e componentes que dão FORMA a uma mão.humana além de desenvolver a destreza do coordenação motora fina.

🤩3. Quando você coloca um desenho pronto e diz: - Complete a mão ou pinte a mão. A ANÁLISE SIMBÓLICA da atividade será muito básica (superficial), ou seja, limitada. Não aguça a curiosidade e pouco ampliar novos conhecimentos.

Com atividades prontas, o educador correr o risco de a criança colorir a mão de azul, verde, amarelo ou de diversas cores, justamente pelo fato dela ter em mãos uma atividade pronta.

🤩4. Vale a pena construir o álbum por meio da análise, experiência, diversidade de matéria, colaboração coletiva dos colegas e debates infantis sobre cada temática.

🤩5. O álbum é um portfólio que será classificado de acordo com a faixa etária da sua turma. Por tanto, mesmo que um milhão de pessoas, desenvolvam a mesma atividade, todas elas terão sua personalidade própria, respeitando a especificidade de cada criança com a interação do instrumento ou seja, material de trabalho.

Obs. Construir promove experiências, análise e novos conhecimentos.

Obs. Desenhos prontos para pintura, quando se trata do auto conhecendo, limitam as experiências que ampliam as interações e as brincadeiras.

Não é possível fazer análise pessoal de desenvolvimento, com atividades cujo os desenhos já estão na atividade para a criança projetar seus amplos saberes.

Cada atividade tem seu objetivo, mas a BNCC revela que o conhecimento infantil, vai bem mais além, a partir da experiência.

Simone Helen Drumond Ischkanian
OBS: CLASSIFICAR AS ATIVIDADES CONFORME A REALIDADE DE SUA TURMA.
Click nos links para conhecer as outras composições relacionadas ao álbum.
Parte 1 🤩
Parte 2 🤩
Parte 3 🤩
Parte 4 🤩



































PARTE 5 - O EU, O OUTRO E O NÓS.








🤩 PARTE 1 - PROJETO IDENTIDADE - Construção de um ÁLBUM 
 "O EU, O OUTRO E O NÓS"
🤩 A BNCC não é um documento de orientação didática/pedagógica.
🤩 Seus objetivos específicos não devem ser tratados como um checklist e simplesmente incorporados ao dia-a-dia da escola.
🤩 Os eixos de INTERAÇÃO e BRINCADEIRA e os Campos de Experiência CRIAM NOVAS ESTRUTURAS para que essa concepção seja colocada em prática e, de fato, os direitos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças sejam alcançados. Isso permite, inclusive, que os professores tenham AUTONOMIA para PLANEJAR suas atividades, porém, tendo mais clareza das aprendizagens que precisam ser favorecidas, a cada fase.
OBS: CLASSIFICAR AS ATIVIDADES CONFORME A REALIDADE DE SUA TURMA. 
“Se uma criança vive com aceitação do eu, do outro e do coletivo escolar e social, ela encontrará o amor no mundo.”
🤩TUDO SOBRE MEU CORPO.

Idéia de:

1. CONHECIMENTO PESSOAL.
2. DESENVOLVIMENTO MOTOR FINO.
3. IDEIA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO.
4. IDEIA DO CONHECIMENTO DE SI.
5. IDEIA DE PREFERENCIAIS.
Respondendo aos questionamentos sobre a formação do ÁLBUM.

🤩1. Ele é totalmente construído com desenhos e diversos materiais, a partir da escolha, vivência e conhecimento da criança.

🤩2. Para a criança ter argumento e construir seu conhecimento, ela necessita observar, perceber e interagir com a proposta.

Ex. Ao desenhar sua mão, ela irá ANALISAR: o tamanho da mão, quantidade de dedos, composição das partes que compõem a mão, cor, estrutura de diversos formatos e componentes que dão FORMA a uma mão.humana além de desenvolver a destreza do coordenação motora fina.

🤩3. Quando você coloca um desenho pronto e diz: - Complete a mão ou pinte a mão. A ANÁLISE SIMBÓLICA da atividade será muito básica (superficial), ou seja, limitada. Não aguça a curiosidade e pouco ampliar novos conhecimentos.

Com atividades prontas, o educador correr o risco de a criança colorir a mão de azul, verde, amarelo ou de diversas cores, justamente pelo fato dela ter em mãos uma atividade pronta.

🤩4. Vale a pena construir o álbum por meio da análise, experiência, diversidade de matéria, colaboração coletiva dos colegas e debates infantis sobre cada temática.

🤩5. O álbum é um portfólio que será classificado de acordo com a faixa etária da sua turma. Por tanto, mesmo que um milhão de pessoas, desenvolvam a mesma atividade, todas elas terão sua personalidade própria, respeitando a especificidade de cada criança com a interação do instrumento ou seja, material de trabalho.

Obs. Construir promove experiências, análise e novos conhecimentos.

Obs. Desenhos prontos para pintura, quando se trata do auto conhecendo, limitam as experiências que ampliam as interações e as brincadeiras.

Não é possível fazer análise pessoal de desenvolvimento, com atividades cujo os desenhos já estão na atividade para a criança projetar seus amplos saberes.

Cada atividade tem seu objetivo, mas a BNCC revela que o conhecimento infantil, vai bem mais além, a partir da experiência.

Simone Helen Drumond Ischkanian
OBS: CLASSIFICAR AS ATIVIDADES CONFORME A REALIDADE DE SUA TURMA.
Click nos links para conhecer as outras composições relacionadas ao álbum.
Parte 1 🤩
Parte 2 🤩
Parte 3 🤩
Parte 4 🤩




































Nenhum comentário:

Postar um comentário