PARTE 5 - O EU, O OUTRO E O NÓS.
🤩 PARTE 1 -
PROJETO IDENTIDADE - Construção de um ÁLBUM
"O EU, O OUTRO E O NÓS"
🤩 A
BNCC não é um documento de orientação didática/pedagógica.
🤩 Seus
objetivos específicos não devem ser tratados como um checklist e simplesmente
incorporados ao dia-a-dia da escola.
🤩 Os
eixos de INTERAÇÃO e BRINCADEIRA e os Campos de Experiência CRIAM NOVAS ESTRUTURAS para que essa
concepção seja colocada em prática e, de fato, os direitos de desenvolvimento e
aprendizagem das crianças sejam alcançados. Isso permite, inclusive, que os
professores tenham AUTONOMIA para PLANEJAR suas atividades, porém, tendo
mais clareza das aprendizagens que precisam ser favorecidas, a cada fase.
OBS:
CLASSIFICAR AS ATIVIDADES CONFORME A REALIDADE DE SUA TURMA.
“Se uma
criança vive com aceitação do eu, do outro e do coletivo escolar e social, ela
encontrará o amor no mundo.”
Idéia de:
1. CONHECIMENTO PESSOAL.
2. DESENVOLVIMENTO MOTOR FINO.
3. IDEIA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO.
4. IDEIA DO CONHECIMENTO DE SI.
5. IDEIA DE PREFERENCIAIS.
🤩1. Ele é totalmente construído com desenhos e diversos materiais, a partir da escolha, vivência e conhecimento da criança.
🤩2. Para a criança ter argumento e construir seu conhecimento, ela necessita observar, perceber e interagir com a proposta.
Ex. Ao desenhar sua mão, ela irá ANALISAR: o tamanho da mão, quantidade de dedos, composição das partes que compõem a mão, cor, estrutura de diversos formatos e componentes que dão FORMA a uma mão.humana além de desenvolver a destreza do coordenação motora fina.
🤩3. Quando você coloca um desenho pronto e diz: - Complete a mão ou pinte a mão. A ANÁLISE SIMBÓLICA da atividade será muito básica (superficial), ou seja, limitada. Não aguça a curiosidade e pouco ampliar novos conhecimentos.
Com atividades prontas, o educador correr o risco de a criança colorir a mão de azul, verde, amarelo ou de diversas cores, justamente pelo fato dela ter em mãos uma atividade pronta.
🤩4. Vale a pena construir o álbum por meio da análise, experiência, diversidade de matéria, colaboração coletiva dos colegas e debates infantis sobre cada temática.
🤩5. O álbum é um portfólio que será classificado de acordo com a faixa etária da sua turma. Por tanto, mesmo que um milhão de pessoas, desenvolvam a mesma atividade, todas elas terão sua personalidade própria, respeitando a especificidade de cada criança com a interação do instrumento ou seja, material de trabalho.
Obs. Construir promove experiências, análise e novos conhecimentos.
Obs. Desenhos prontos para pintura, quando se trata do auto conhecendo, limitam as experiências que ampliam as interações e as brincadeiras.
Não é possível fazer análise pessoal de desenvolvimento, com atividades cujo os desenhos já estão na atividade para a criança projetar seus amplos saberes.
Cada atividade tem seu objetivo, mas a BNCC revela que o conhecimento infantil, vai bem mais além, a partir da experiência.
Simone Helen Drumond Ischkanian
Click nos
links para conhecer as outras composições relacionadas ao álbum.
Parte 1 🤩
Parte 2 🤩
Parte 3 🤩
Parte 4 🤩
PARTE 5 - O EU, O OUTRO E O NÓS.
🤩 PARTE 1 -
PROJETO IDENTIDADE - Construção de um ÁLBUM
"O EU, O OUTRO E O NÓS"
🤩 A
BNCC não é um documento de orientação didática/pedagógica.
🤩 Seus
objetivos específicos não devem ser tratados como um checklist e simplesmente
incorporados ao dia-a-dia da escola.
🤩 Os
eixos de INTERAÇÃO e BRINCADEIRA e os Campos de Experiência CRIAM NOVAS ESTRUTURAS para que essa
concepção seja colocada em prática e, de fato, os direitos de desenvolvimento e
aprendizagem das crianças sejam alcançados. Isso permite, inclusive, que os
professores tenham AUTONOMIA para PLANEJAR suas atividades, porém, tendo
mais clareza das aprendizagens que precisam ser favorecidas, a cada fase.
OBS:
CLASSIFICAR AS ATIVIDADES CONFORME A REALIDADE DE SUA TURMA.
“Se uma
criança vive com aceitação do eu, do outro e do coletivo escolar e social, ela
encontrará o amor no mundo.”
Idéia de:
1. CONHECIMENTO PESSOAL.
2. DESENVOLVIMENTO MOTOR FINO.
3. IDEIA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO.
4. IDEIA DO CONHECIMENTO DE SI.
5. IDEIA DE PREFERENCIAIS.
🤩1. Ele é totalmente construído com desenhos e diversos materiais, a partir da escolha, vivência e conhecimento da criança.
🤩2. Para a criança ter argumento e construir seu conhecimento, ela necessita observar, perceber e interagir com a proposta.
Ex. Ao desenhar sua mão, ela irá ANALISAR: o tamanho da mão, quantidade de dedos, composição das partes que compõem a mão, cor, estrutura de diversos formatos e componentes que dão FORMA a uma mão.humana além de desenvolver a destreza do coordenação motora fina.
🤩3. Quando você coloca um desenho pronto e diz: - Complete a mão ou pinte a mão. A ANÁLISE SIMBÓLICA da atividade será muito básica (superficial), ou seja, limitada. Não aguça a curiosidade e pouco ampliar novos conhecimentos.
Com atividades prontas, o educador correr o risco de a criança colorir a mão de azul, verde, amarelo ou de diversas cores, justamente pelo fato dela ter em mãos uma atividade pronta.
🤩4. Vale a pena construir o álbum por meio da análise, experiência, diversidade de matéria, colaboração coletiva dos colegas e debates infantis sobre cada temática.
🤩5. O álbum é um portfólio que será classificado de acordo com a faixa etária da sua turma. Por tanto, mesmo que um milhão de pessoas, desenvolvam a mesma atividade, todas elas terão sua personalidade própria, respeitando a especificidade de cada criança com a interação do instrumento ou seja, material de trabalho.
Obs. Construir promove experiências, análise e novos conhecimentos.
Obs. Desenhos prontos para pintura, quando se trata do auto conhecendo, limitam as experiências que ampliam as interações e as brincadeiras.
Não é possível fazer análise pessoal de desenvolvimento, com atividades cujo os desenhos já estão na atividade para a criança projetar seus amplos saberes.
Cada atividade tem seu objetivo, mas a BNCC revela que o conhecimento infantil, vai bem mais além, a partir da experiência.
Simone Helen Drumond Ischkanian
Click nos
links para conhecer as outras composições relacionadas ao álbum.
Parte 1 🤩
Parte 2 🤩
Parte 3 🤩
Parte 4 🤩
Nenhum comentário:
Postar um comentário