Professores inexperientes começam o primeiro dia de aula assumindo
que devem apenas separar os conteúdos a serem dados aos alunos.
Professores eficientes e experientes gastam a maior parte do tempo das
duas primeiras semanas de aula em ensinar os alunos a seguirem os
procedimentos.
A sala de aula tem de ter procedimentos claros para os alunos seguirem.
Toda vez que o Professor desejar que algo seja feito, tem de existir um
procedimento ou um conjunto de procedimentos para a realização da
tarefa.
Alguns dos procedimentos que logo de início todo Professor deve ensinar
aos alunos incluem:
1. Entrada na sala de aula: Será em fila? Sozinhos ou acompanhados
do Professor? Professor estará aguardando na porta para recebê-los? As
carteiras estarão identificadas no primeiro dia? Cada um escolhe o lugar
que quiser para sentar ?
2. Saída no término da aula: 10 minutos antes do sinal todos devem
começar a guardar o material e arrumar as carteiras? só depois que der o
sinal é que será permitido começar a arrumar os materiais? Alunos saem
em fila ou não ? Saem primeiro os meninos e depois as meninas? Saem
todos juntos com o Professor? Saem apenas quando a sala de aula estiver
em ordem?
3. Retorno do intervalo: Podem entrar ainda comendo o lanche e
tomando o refrigerante? Podem entrar depois que todos já estiverem na
sala? Qual a tolerância permitida para retornar do intervalo? Podem
mascar chicletes durante a aula? Podem levar garrafinhas de água para a
sala? O que acontece se o aluno não retornar à sala de aula no horário
estipulado?
4. Atraso e faltas: Qual a tolerância para o atraso? Após o prazo
tolerado qual será a consequência? Quem a aplica? Em caso de falta como o
aluno ficará a par das tarefas dadas? Qual o prazo será dado para que o
aluno coloque em ordem o caderno?
5. Mantendo o silêncio na sala: Para que os alunos se acalmem e
prestem atenção no Professor é preciso criar um sinal para que eles
saibam que você quer a atenção deles. Pode ser: sempre que você levantar
a mão, ou fechar a porta, ou colocar a sua cadeira na frente do quadro
negro, ou simplesmente ficar em pé com as mãos para trás, ou ainda fazer
uma contagem regressiva do tipo 5, 4,3,2,1,0.
6. Como a aula será iniciada: Será com uma roda de conversa? Uma
oração? Uma música? com o roteiro da aula já escrito no quadro negro?
7. Esclarecimento de dúvidas: O aluno deverá levantar a mão durante a
explicação? Após a explicação? Deverá ir até a mesa do Professor após a
explicação? O Professor irá até a carteira do aluno esclarecer? Haverá
um plantão de dúvidas após a aula?
8. Trabalhos/Tarefas entregues fora do prazo: Serão aceitos ou não? A
pontuação sofrerá alteração de quanto? Como os trabalhos devem ser
entregues: digitados ou manuscritos?
9. Trabalhos em grupos: Os grupos serão sorteados pelo Professor ou
os alunos poderão escolher quem quiser? Os grupos serão de quantos
alunos? Caso um dos integrantes não esteja se empenhando? No caso de
plágio ? No caso do trabalho ter sido feito por outra pessoa que não o
aluno?
10. Bullying: Os alunos que estiverem sofrendo intimidações dos
colegas podem recorrer a quem? Quando ? Onde? Qual será a abordagem
adotada para com o aluno agressor e o agredido?
ENSINANDO OS PROCEDIMENTOS:
Muitos dos problemas de comportamento na sala de aula são causados
pela falha em ensinar aos alunos como seguir os procedimentos. O
Professor tem de aprender como efetivamente, criar procedimentos e fazer
com que os alunos os pratiquem.
Abaixo segue o resumo de um método de três passos que é muito eficaz
para ensinar os procedimentos da sala de aula aos alunos:
EXPLIQUE: Esclareça, explique e demonstre o procedimento;
PRATIQUE: Faça-os praticarem e praticarem sob sua supervisão;
REFORCE: Revise, reforce, pratique, e reforce o procedimento até que
o mesmo torne-se um hábito e uma rotina para o aluno
Se a sua sala de aula já tem procedimentos implementados, essas dicas
vão ajudar a esclarecer ainda mais como melhorá-los. Se a sua sala de
aula ainda não tem os procedimentos, saiba que você precisa implantá-los
com urgência.
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
Professores inexperientes começam o primeiro dia de aula assumindo
que devem apenas separar os conteúdos a serem dados aos alunos.
Professores eficientes e experientes gastam a maior parte do tempo das
duas primeiras semanas de aula em ensinar os alunos a seguirem os
procedimentos.
A sala de aula tem de ter procedimentos claros para os alunos seguirem.
Toda vez que o Professor desejar que algo seja feito, tem de existir um
procedimento ou um conjunto de procedimentos para a realização da
tarefa.
Alguns dos procedimentos que logo de início todo Professor deve ensinar
aos alunos incluem:
1. Entrada na sala de aula: Será em fila? Sozinhos ou acompanhados
do Professor? Professor estará aguardando na porta para recebê-los? As
carteiras estarão identificadas no primeiro dia? Cada um escolhe o lugar
que quiser para sentar ?
2. Saída no término da aula: 10 minutos antes do sinal todos devem
começar a guardar o material e arrumar as carteiras? só depois que der o
sinal é que será permitido começar a arrumar os materiais? Alunos saem
em fila ou não ? Saem primeiro os meninos e depois as meninas? Saem
todos juntos com o Professor? Saem apenas quando a sala de aula estiver
em ordem?
3. Retorno do intervalo: Podem entrar ainda comendo o lanche e
tomando o refrigerante? Podem entrar depois que todos já estiverem na
sala? Qual a tolerância permitida para retornar do intervalo? Podem
mascar chicletes durante a aula? Podem levar garrafinhas de água para a
sala? O que acontece se o aluno não retornar à sala de aula no horário
estipulado?
4. Atraso e faltas: Qual a tolerância para o atraso? Após o prazo
tolerado qual será a consequência? Quem a aplica? Em caso de falta como o
aluno ficará a par das tarefas dadas? Qual o prazo será dado para que o
aluno coloque em ordem o caderno?
5. Mantendo o silêncio na sala: Para que os alunos se acalmem e
prestem atenção no Professor é preciso criar um sinal para que eles
saibam que você quer a atenção deles. Pode ser: sempre que você levantar
a mão, ou fechar a porta, ou colocar a sua cadeira na frente do quadro
negro, ou simplesmente ficar em pé com as mãos para trás, ou ainda fazer
uma contagem regressiva do tipo 5, 4,3,2,1,0.
6. Como a aula será iniciada: Será com uma roda de conversa? Uma
oração? Uma música? com o roteiro da aula já escrito no quadro negro?
7. Esclarecimento de dúvidas: O aluno deverá levantar a mão durante a
explicação? Após a explicação? Deverá ir até a mesa do Professor após a
explicação? O Professor irá até a carteira do aluno esclarecer? Haverá
um plantão de dúvidas após a aula?
8. Trabalhos/Tarefas entregues fora do prazo: Serão aceitos ou não? A
pontuação sofrerá alteração de quanto? Como os trabalhos devem ser
entregues: digitados ou manuscritos?
9. Trabalhos em grupos: Os grupos serão sorteados pelo Professor ou
os alunos poderão escolher quem quiser? Os grupos serão de quantos
alunos? Caso um dos integrantes não esteja se empenhando? No caso de
plágio ? No caso do trabalho ter sido feito por outra pessoa que não o
aluno?
10. Bullying: Os alunos que estiverem sofrendo intimidações dos
colegas podem recorrer a quem? Quando ? Onde? Qual será a abordagem
adotada para com o aluno agressor e o agredido?
ENSINANDO OS PROCEDIMENTOS:
Muitos dos problemas de comportamento na sala de aula são causados
pela falha em ensinar aos alunos como seguir os procedimentos. O
Professor tem de aprender como efetivamente, criar procedimentos e fazer
com que os alunos os pratiquem.
Abaixo segue o resumo de um método de três passos que é muito eficaz
para ensinar os procedimentos da sala de aula aos alunos:
EXPLIQUE: Esclareça, explique e demonstre o procedimento;
PRATIQUE: Faça-os praticarem e praticarem sob sua supervisão;
REFORCE: Revise, reforce, pratique, e reforce o procedimento até que
o mesmo torne-se um hábito e uma rotina para o aluno
Se a sua sala de aula já tem procedimentos implementados, essas dicas
vão ajudar a esclarecer ainda mais como melhorá-los. Se a sua sala de
aula ainda não tem os procedimentos, saiba que você precisa implantá-los
com urgência.
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
Nenhum comentário:
Postar um comentário