Fique atento!
Alunos com Dificuldades ou Problemas de Aprendizagem?
Visualize agora a sua turma e responda rápido: você tem alunos com dificuldades ou com problemas de aprendizagem? !
Se você
ficou na dúvida, não se desespere, é compreensível, afinal com tantas
nomenclaturas e definições controversas fica difícil encontrar o
significado coerente para o termo.
Simplificando
seria assim: um aluno com desordem neurológica ou psiquiátrica
seguramente terá dificuldades para aprender qualquer coisa e
consequentemente apresentará também problemas de aprendizagem em tudo o
que for proposto. Já um aluno dito “normal” poderá ter problemas com a
tabuada, pois não conseguiu elaborar corretamente o conceito da
multiplicação, porém, se forem feitas as devidas intervenções
pedagógicas esse mesmo aluno conseguirá superar este problema e seguirá
adiante no que for ensinado.
Percebeu a diferença? Um problema de aprendizagem é temporário, já uma
dificuldade de aprendizado é duradoura.
Na Escola encontraremos alunos com Deficiência Intelectual (capacidade
intelectual inferior à média), que apresentam dificuldade de aprendizado
e alunos com problemas de aprendizado nos mais variados conteúdos.
O fato é que em uma turma de 40 alunos, existem 40 indivíduos com
ritmos, interesses e fisiologia distintos uns dos outros e, portanto,
jeitos diferentes de aprender. Esses “jeitos diferentes de aprender” são
também conhecidos como Estilos de Aprendizagem que nada mais são que o
modo como esse indivíduo se comporta enquanto está aprendendo.
Os Estilos de Aprendizagem são:
Cinestésico: quando se utiliza da expressão corporal e a manipulação de objetos;
Visual: quando é utilizado textos, livros, gráficos, fotos, diagramas, desenhos, provas escritas;
Auditivo:
quando é utilizado fala, sons e músicas
Encare do seguinte modo, ao adotar um determinado estilo de aprendizagem
estou escolhendo a melhor forma de processar o conhecimento novo que
estou recebendo.
Assim ao
conhecer o estilo de uma pessoa você saberá qual será a forma mais fácil
e a mais difícil dela processar qualquer conhecimento.
Na Escola somos cobrados dentro de um único estilo: o Visual, assim
todos os alunos que se enquadram neste estilo, seguramente tirarão
excelentes notas. Já os alunos “cinestésicos” e “auditivos” terão os tão
conhecidos problemas de aprendizagem.
Já estou até vendo você perguntando: “Como então trabalhar na mesma sala
com os dois grupos”? Fazendo, conforme diz Perrenoud, a “diferenciação
pedagógica”. Ou seja, elaborar atividades que contemple os três estilos
de aprendizagem. Pegando o exemplo da tabuada, o Professor pode ensinar a
multiplicação cantando, criando jogos com a manipulação de objetos,
utilizando exercícios escritos, jogos de computador.
E os alunos com deficiência intelectual? Também serão beneficiados com a
diferenciação pedagógica, já que não se sentirão discriminados, pois
estarão realizando atividades com diferentes graus de desafio.
Como levantar os estilos de aprendizagem dos meus alunos? Observe no dia
a dia na hora da execução das tarefas, quais são os momentos, ou em
quais atividades determinados alunos mostram-se mais eficientes em
realizar a tarefa dada.
Quando um conteúdo novo é apenas explicado quantos de fato conseguem
compreender o que foi ensinado. Ao ajustar esse mesmo conteúdo e
apresentar dentro de outro estilo de aprendizagem quantos alunos
conseguem compreender? Anote esses dados e faça o mapeamento da sua
turma, você ficará surpresa com os resultados.
Elaborar aulas levando em conta os estilos de aprendizagem e criar
atividades diferenciadas dá trabalho? A minha resposta é: Muito mais
trabalho dá, ter de lidar com problemas de aprendizagem, pois tanto o
aluno quanto o professor ficam frustrados, extenuados e desmotivados, o
que acaba gerando uma carga emocional negativa com todo o grupo.
Já com o uso da diferenciação pedagógica, respeitando os diferentes
estilos de aprendizagem do grupo, as aulas transcorrem de modo mais
vibrante, em constante movimento de trabalho e alegria. Afinal, desta
forma, todos se veem como capazes e inteligentes.
Roseli Brito
Fonte: http://www.sosprofessor.com.br
Fique atento!
Alunos com Dificuldades ou Problemas de Aprendizagem?
Visualize agora a sua turma e responda rápido: você tem alunos com dificuldades ou com problemas de aprendizagem? !
Se você
ficou na dúvida, não se desespere, é compreensível, afinal com tantas
nomenclaturas e definições controversas fica difícil encontrar o
significado coerente para o termo.
Simplificando
seria assim: um aluno com desordem neurológica ou psiquiátrica
seguramente terá dificuldades para aprender qualquer coisa e
consequentemente apresentará também problemas de aprendizagem em tudo o
que for proposto. Já um aluno dito “normal” poderá ter problemas com a
tabuada, pois não conseguiu elaborar corretamente o conceito da
multiplicação, porém, se forem feitas as devidas intervenções
pedagógicas esse mesmo aluno conseguirá superar este problema e seguirá
adiante no que for ensinado.
Percebeu a diferença? Um problema de aprendizagem é temporário, já uma
dificuldade de aprendizado é duradoura.
Na Escola encontraremos alunos com Deficiência Intelectual (capacidade
intelectual inferior à média), que apresentam dificuldade de aprendizado
e alunos com problemas de aprendizado nos mais variados conteúdos.
O fato é que em uma turma de 40 alunos, existem 40 indivíduos com
ritmos, interesses e fisiologia distintos uns dos outros e, portanto,
jeitos diferentes de aprender. Esses “jeitos diferentes de aprender” são
também conhecidos como Estilos de Aprendizagem que nada mais são que o
modo como esse indivíduo se comporta enquanto está aprendendo.
Os Estilos de Aprendizagem são:
Cinestésico: quando se utiliza da expressão corporal e a manipulação de objetos;
Visual: quando é utilizado textos, livros, gráficos, fotos, diagramas, desenhos, provas escritas;
Auditivo:
quando é utilizado fala, sons e músicas
Encare do seguinte modo, ao adotar um determinado estilo de aprendizagem
estou escolhendo a melhor forma de processar o conhecimento novo que
estou recebendo.
Assim ao
conhecer o estilo de uma pessoa você saberá qual será a forma mais fácil
e a mais difícil dela processar qualquer conhecimento.
Na Escola somos cobrados dentro de um único estilo: o Visual, assim
todos os alunos que se enquadram neste estilo, seguramente tirarão
excelentes notas. Já os alunos “cinestésicos” e “auditivos” terão os tão
conhecidos problemas de aprendizagem.
Já estou até vendo você perguntando: “Como então trabalhar na mesma sala
com os dois grupos”? Fazendo, conforme diz Perrenoud, a “diferenciação
pedagógica”. Ou seja, elaborar atividades que contemple os três estilos
de aprendizagem. Pegando o exemplo da tabuada, o Professor pode ensinar a
multiplicação cantando, criando jogos com a manipulação de objetos,
utilizando exercícios escritos, jogos de computador.
E os alunos com deficiência intelectual? Também serão beneficiados com a
diferenciação pedagógica, já que não se sentirão discriminados, pois
estarão realizando atividades com diferentes graus de desafio.
Como levantar os estilos de aprendizagem dos meus alunos? Observe no dia
a dia na hora da execução das tarefas, quais são os momentos, ou em
quais atividades determinados alunos mostram-se mais eficientes em
realizar a tarefa dada.
Quando um conteúdo novo é apenas explicado quantos de fato conseguem
compreender o que foi ensinado. Ao ajustar esse mesmo conteúdo e
apresentar dentro de outro estilo de aprendizagem quantos alunos
conseguem compreender? Anote esses dados e faça o mapeamento da sua
turma, você ficará surpresa com os resultados.
Elaborar aulas levando em conta os estilos de aprendizagem e criar
atividades diferenciadas dá trabalho? A minha resposta é: Muito mais
trabalho dá, ter de lidar com problemas de aprendizagem, pois tanto o
aluno quanto o professor ficam frustrados, extenuados e desmotivados, o
que acaba gerando uma carga emocional negativa com todo o grupo.
Já com o uso da diferenciação pedagógica, respeitando os diferentes
estilos de aprendizagem do grupo, as aulas transcorrem de modo mais
vibrante, em constante movimento de trabalho e alegria. Afinal, desta
forma, todos se veem como capazes e inteligentes.
Roseli Brito
Fonte: http://www.sosprofessor.com.br
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