Professora Andréa se especializando em Mídias e Tecnologias


Amigos Visitantes,

Gostaria de compartilhar com vocês a minha satisfação de cursar em 2012 a Pós Graduação de Mídias na Educação.

Um curso de Especialização Latu Senso ofertado gratuitamente pelo IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, através do Programa UAB (Universidade Aberta do Brasil) em diversos municípios do Estado de Santa Catarina.
Parabenizo o Governo Federal pelo incentivo aos professores da Rede Pública para que se especializem em novos recursos digitais!


 
OBJETIVOS DO CURSO:
1. Geral
Aprofundar os fundamentos teórico-práticos e qualificar os profissionais de educação da rede
pública e privada para o uso das tecnologias da informação e da comunicação na Educação
Formal.
 
 
2. Específicos:
Proporcionar uma visão geral das mídias, caracterizando-as e fundamentando práticas
pedagógicas de sua utilização em sala de aula;
Discutir conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias na educação;
Trabalhar as mídias apresentadas de maneira que o caráter teórico-prático das atividades
busque facilitar o processo de conhecimento e interação entre educadores e educandos por
meio da utilização da tecnologia;
Trabalhar aspectos teóricos e práticos referentes aos meios de comunicação no contexto das
diferentes mídias e no uso integrado das linguagens de comunicação: sonora, visual,
impressa, audiovisual, informática e telemática, destacando sua articulação com os
processos de ensino e aprendizagem.
PÚBLICO ALVO
 
É ofertada 40 vagas (quarenta) por polo para os profissionais que atuam como professores na rede
pública ou privada de Santa Catarina e que tenham diploma de graduação.
PERÍODO E PERIODICIDADE
 
Edital: aberto em fevereiro de 2012
Início: março de 2012
Término: julho de 2013
Duração: 18 meses
HORÁRIO DAS AULAS
As interações acontecem uma vez por semana (quarta-feira) no período noturno das 19h00 às
22h00, nos polos nos quais o curso será oferecido. Os alunos irão interagir com o professor usando
videoconferência e terão o apoio dos tutores presenciais nos seus respectivos polos. Para cada turma
é destinado dois tutores presenciais. Um tutor a distância estará disponível no campus do IFSC
Florianópolis para cada polo também.
MATRIZ CURRICULAR
1-MÍDIAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINOAPRENDIZAGEM- 
Competências:
Mídia e tecnologia. Ambientes virtuais de aprendizagem (Moodle). Abordagem de novas terminologias como multimídia, hipertexto, hipermídia e tecnologias da informação e comunicação.
 
2-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA PRÁTICA
PEDAGÓGICA
Competências:
O computador, seu funcionamento e sistemas operacionais. Internet: características e serviços, aspectos de segurança a serem considerados visando uma utilização apropriada, eficiente e segura da Informática e da Internet na escola. Recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem e o uso de TIC
3-TV E VÍDEO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS
EDUCATIVOS
Competências:
Contexto sócio-educativo da televisão e do vídeo. Características de um vídeo
didático. Planejamento e a produção de um vídeo didático educativo. Avaliação crítica do vídeo nas perspectivas informativas, artísticas e educacionais
4- ASPECTOS HISTÓRICOS , SOCIOCULTURAIS E TECNOLÓGICOS DO
RÁDIO E A EDUCAÇÃO
Competências:
O Rádio como descoberta tecnológica. Emissoras de Rádio Educativas no Brasil, Programas Educativos de Rádio no Brasil. O uso do Rádio pelas grandes instituições de ensino do mundo; Produção de Programas Educativos no Rádio. O papel do rádio e sua integração com outros meios tecnológicos em âmbito escolar
5-GESTÃO DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Competências:
A Gestão/Administração Educacional. Diagnóstico das tecnologias existentes na escola e a exploração de novas possibilidades de uso destas na escola. Sistemas de Informação e Comunicação. Sistemas de Informação e Comunicação.
6-MATERIAL IMPRESSO E GÊNEROS TEXTUAIS
Competências:
Abordagem dos impressos em tempos audiovisuais e na era da informática: da linearidade à hipertextualidade. Criação do texto e construção de conhecimento na Internet. Gêneros textuais da mídia impressa e de suas especificidades: reflexões sobre seu uso em práticas didático-pedagógica.
7-PRODUÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS
Competências:
construção e desconstrução de textos e hipertextos didáticos. Interrelação de textos para geração de hipertextos. Autoria. Gênero textual mediacional. Elaborando textos didáticos midiáticos para geração de hipertexto.
8-CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS
Competências:
Interatividade. Criação de conteúdos, compartilhamento, colaboração na Web. A Web e as possibilidades de uso na Educação e as redes sociais. Educação e Mobilidade. Currículo e convergência das mídias na prática.
9-LINGUAGEM DA MÍDIA IMPRESSA: ESCRITA E VISUAL
Competências:
O histórico da escrita. Os impressos em tempos audiovisuais e na era da
informática. Formato digital. Recursos audiovisuais e hipertextuais. Avaliação de mídias impressas disponíveis e acessíveis aos professores no trabalho pedagógico em sala de aula
10- REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO
Competências:
Conhecer e compreender as redes sociais e suas ferramentas. Conhecer diversos serviços relacionados na Web. Criar e publicar projetos para utilização de forma interativa e colaborativa. Avaliar e debater o sobre seu uso educacional.
11- DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COM MÍDIAS INTEGRADAS NA
EDUCAÇÃO
Competências:
Projetos educacionais e as concepções de aprendizagem, o impacto das atividades docentes e discentes a na relação professor e alunos. Projeto Didático e o desenvolvimento de materiais e estratégias educacionais. Integração das Mídias ao Projeto Didático. Projeto Interdisciplinar.
12- METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Competências:
Pesquisa em Educação e nas Ciências Sociais. Lógica e estruturação de uma
pesquisa. Tema, problema, hipótese, procedimentos de investigação. Instrumentos de coleta de dados. Diferentes estratégias metodológicas na condução da pesquisa. Elaboração do trabalho científico e da monografia.


Amigos Visitantes,

Gostaria de compartilhar com vocês a minha satisfação de cursar em 2012 a Pós Graduação de Mídias na Educação.

Um curso de Especialização Latu Senso ofertado gratuitamente pelo IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, através do Programa UAB (Universidade Aberta do Brasil) em diversos municípios do Estado de Santa Catarina.
Parabenizo o Governo Federal pelo incentivo aos professores da Rede Pública para que se especializem em novos recursos digitais!


 
OBJETIVOS DO CURSO:
1. Geral
Aprofundar os fundamentos teórico-práticos e qualificar os profissionais de educação da rede
pública e privada para o uso das tecnologias da informação e da comunicação na Educação
Formal.
 
 
2. Específicos:
Proporcionar uma visão geral das mídias, caracterizando-as e fundamentando práticas
pedagógicas de sua utilização em sala de aula;
Discutir conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias na educação;
Trabalhar as mídias apresentadas de maneira que o caráter teórico-prático das atividades
busque facilitar o processo de conhecimento e interação entre educadores e educandos por
meio da utilização da tecnologia;
Trabalhar aspectos teóricos e práticos referentes aos meios de comunicação no contexto das
diferentes mídias e no uso integrado das linguagens de comunicação: sonora, visual,
impressa, audiovisual, informática e telemática, destacando sua articulação com os
processos de ensino e aprendizagem.
PÚBLICO ALVO
 
É ofertada 40 vagas (quarenta) por polo para os profissionais que atuam como professores na rede
pública ou privada de Santa Catarina e que tenham diploma de graduação.
PERÍODO E PERIODICIDADE
 
Edital: aberto em fevereiro de 2012
Início: março de 2012
Término: julho de 2013
Duração: 18 meses
HORÁRIO DAS AULAS
As interações acontecem uma vez por semana (quarta-feira) no período noturno das 19h00 às
22h00, nos polos nos quais o curso será oferecido. Os alunos irão interagir com o professor usando
videoconferência e terão o apoio dos tutores presenciais nos seus respectivos polos. Para cada turma
é destinado dois tutores presenciais. Um tutor a distância estará disponível no campus do IFSC
Florianópolis para cada polo também.
MATRIZ CURRICULAR
1-MÍDIAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINOAPRENDIZAGEM- 
Competências:
Mídia e tecnologia. Ambientes virtuais de aprendizagem (Moodle). Abordagem de novas terminologias como multimídia, hipertexto, hipermídia e tecnologias da informação e comunicação.
 
2-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA PRÁTICA
PEDAGÓGICA
Competências:
O computador, seu funcionamento e sistemas operacionais. Internet: características e serviços, aspectos de segurança a serem considerados visando uma utilização apropriada, eficiente e segura da Informática e da Internet na escola. Recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem e o uso de TIC
3-TV E VÍDEO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS
EDUCATIVOS
Competências:
Contexto sócio-educativo da televisão e do vídeo. Características de um vídeo
didático. Planejamento e a produção de um vídeo didático educativo. Avaliação crítica do vídeo nas perspectivas informativas, artísticas e educacionais
4- ASPECTOS HISTÓRICOS , SOCIOCULTURAIS E TECNOLÓGICOS DO
RÁDIO E A EDUCAÇÃO
Competências:
O Rádio como descoberta tecnológica. Emissoras de Rádio Educativas no Brasil, Programas Educativos de Rádio no Brasil. O uso do Rádio pelas grandes instituições de ensino do mundo; Produção de Programas Educativos no Rádio. O papel do rádio e sua integração com outros meios tecnológicos em âmbito escolar
5-GESTÃO DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Competências:
A Gestão/Administração Educacional. Diagnóstico das tecnologias existentes na escola e a exploração de novas possibilidades de uso destas na escola. Sistemas de Informação e Comunicação. Sistemas de Informação e Comunicação.
6-MATERIAL IMPRESSO E GÊNEROS TEXTUAIS
Competências:
Abordagem dos impressos em tempos audiovisuais e na era da informática: da linearidade à hipertextualidade. Criação do texto e construção de conhecimento na Internet. Gêneros textuais da mídia impressa e de suas especificidades: reflexões sobre seu uso em práticas didático-pedagógica.
7-PRODUÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS
Competências:
construção e desconstrução de textos e hipertextos didáticos. Interrelação de textos para geração de hipertextos. Autoria. Gênero textual mediacional. Elaborando textos didáticos midiáticos para geração de hipertexto.
8-CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS
Competências:
Interatividade. Criação de conteúdos, compartilhamento, colaboração na Web. A Web e as possibilidades de uso na Educação e as redes sociais. Educação e Mobilidade. Currículo e convergência das mídias na prática.
9-LINGUAGEM DA MÍDIA IMPRESSA: ESCRITA E VISUAL
Competências:
O histórico da escrita. Os impressos em tempos audiovisuais e na era da
informática. Formato digital. Recursos audiovisuais e hipertextuais. Avaliação de mídias impressas disponíveis e acessíveis aos professores no trabalho pedagógico em sala de aula
10- REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO
Competências:
Conhecer e compreender as redes sociais e suas ferramentas. Conhecer diversos serviços relacionados na Web. Criar e publicar projetos para utilização de forma interativa e colaborativa. Avaliar e debater o sobre seu uso educacional.
11- DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COM MÍDIAS INTEGRADAS NA
EDUCAÇÃO
Competências:
Projetos educacionais e as concepções de aprendizagem, o impacto das atividades docentes e discentes a na relação professor e alunos. Projeto Didático e o desenvolvimento de materiais e estratégias educacionais. Integração das Mídias ao Projeto Didático. Projeto Interdisciplinar.
12- METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Competências:
Pesquisa em Educação e nas Ciências Sociais. Lógica e estruturação de uma
pesquisa. Tema, problema, hipótese, procedimentos de investigação. Instrumentos de coleta de dados. Diferentes estratégias metodológicas na condução da pesquisa. Elaboração do trabalho científico e da monografia.

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