MODELO de Plano Semanal - para aplicação com ANEE no ensino formal





 PROPOSTA DA PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL QUE CURSEI:


ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO SEMANAL PARA O  ENSINO FORMAL, levando em conta o currículo escolar de uma série escolhida, onde o ANEE e TODOS os alunos pudessem participar do mesmo tema, mesmos conteúdos e disciplinas, porém com algumas adequações, se necessário.
Plano esse, que o professor do AEE poderia dar sequência e explorar em seus atendimentos também com o educando.


1-      Plano Semanal  ( montado pela professora Andréa R M Padilha )

Tema: Família

Série escolhida: Primeiro Ano

Disciplinas envolvidas :Língua Portuguesa / Matemática / Artes / História / Ensino Religioso

Objetivos Específicos:
  • Colher dados com a família;
  • Socializar a figura da família com o grupo;
  • Analisar através do desenho como a criança observa sua família e se vê como integrante da mesma;
  • Construir um vocabulário com palavras relacionadas á família

      Metodologia:

  • Entrevista para obter dados familiares;
  • Cartaz com fotos dos membros da família para socializar com o grupo;
  • Música;
  • Desenho;
  • Rotina da família;
  • Conversa Informal;
  • Vocabulário da família;
  • Cantos;
  • Contar os membros da família;
  • Contar o número de letras das palavras montadas;
  • Realizar orações em agradecimento pela família.


2-      PLANO DE AÇÃO:

Material de Apoio: A fim de facilitar a comunicação com L. aluno com Necessidades Especiais ( pedir antecipadamente à família):  

  • Fotos de todas as pessoas que compõem a família;
  • Objetos que identifiquem o PAI \ A MÃE\ IRMÃOS\   Como: um sapato muito usado pela mamãe, a chave do carro do papai, um brinquedo que o irmão gosta,...
      * Peças de vestuário dos pais e ou irmãos;
  • Gravação da voz da mãe, do pai dizendo o nome da  criança
Preparo de uma rotina diária envolvendo as AVDs e  atividades de :

  • Trabalhar com a caixa de Antecipação (com as fotos, objetos que serão utilizados no dia);
  • Montar com a criança o álbum da sua família ;
  • Vestir a blusa da mamãe e ou do papai;
  • Sentir o cheirinho na blusa da mamãe e ou do papai;
  • Cantar segurando ou vestindo uma das peças de vestuário da família;
  • Pintar com a mão, com os dedos, a blusa da mamãe (utilizando guache);
  • Apontar onde aparecem os membros da família (em cartaz ou álbum cofeccionado);
  • Ouvir a voz da mãe, do pai dizendo o nome da  criança e apontar a foto ou oobjeto referente á pessoa;
  • Trabalhar em sala com os amigos, com as carteiras dispostas em MEIA LUA;
  • Trazer a MAMÃE para visitar a turma:  Tocar o rosto da mamãe, mexer em seus cabelos, tocar as partes do corpo,abraçar a sua mãe, ...
  • Ouvir o relato do que é  SER MÃE, a importância de se TER UMA FAMÍLIA,etc
  • Modelagem  da Mãe, do Pai, ...motricidade fina;
  • Brincar com bonecos fantasiando serem a mamãe, o papai, o filhinho;
Tudo que a turma estiver realizando, adequar ao nível do educando para que dentro de suas limitações esteja participando e realizando também.

Objetivos com esse Plano de Ação \  Exploração das Funções Mentais de :
  • Linguagem\ Comunicação;
  • Pensamento Verbal;
  • Memória Seletiva;
  • Atenção Focalizada;
  • Imaginação Criativa;
  • Percepção;
  • Raciocínio Lógico.

Avaliação:

Considerando os progressos alcançados dentro do Plano de Ação estabelecido pelo professor.





 PROPOSTA DA PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL QUE CURSEI:


ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO SEMANAL PARA O  ENSINO FORMAL, levando em conta o currículo escolar de uma série escolhida, onde o ANEE e TODOS os alunos pudessem participar do mesmo tema, mesmos conteúdos e disciplinas, porém com algumas adequações, se necessário.
Plano esse, que o professor do AEE poderia dar sequência e explorar em seus atendimentos também com o educando.


1-      Plano Semanal  ( montado pela professora Andréa R M Padilha )

Tema: Família

Série escolhida: Primeiro Ano

Disciplinas envolvidas :Língua Portuguesa / Matemática / Artes / História / Ensino Religioso

Objetivos Específicos:
  • Colher dados com a família;
  • Socializar a figura da família com o grupo;
  • Analisar através do desenho como a criança observa sua família e se vê como integrante da mesma;
  • Construir um vocabulário com palavras relacionadas á família

      Metodologia:

  • Entrevista para obter dados familiares;
  • Cartaz com fotos dos membros da família para socializar com o grupo;
  • Música;
  • Desenho;
  • Rotina da família;
  • Conversa Informal;
  • Vocabulário da família;
  • Cantos;
  • Contar os membros da família;
  • Contar o número de letras das palavras montadas;
  • Realizar orações em agradecimento pela família.


2-      PLANO DE AÇÃO:

Material de Apoio: A fim de facilitar a comunicação com L. aluno com Necessidades Especiais ( pedir antecipadamente à família):  

  • Fotos de todas as pessoas que compõem a família;
  • Objetos que identifiquem o PAI \ A MÃE\ IRMÃOS\   Como: um sapato muito usado pela mamãe, a chave do carro do papai, um brinquedo que o irmão gosta,...
      * Peças de vestuário dos pais e ou irmãos;
  • Gravação da voz da mãe, do pai dizendo o nome da  criança
Preparo de uma rotina diária envolvendo as AVDs e  atividades de :

  • Trabalhar com a caixa de Antecipação (com as fotos, objetos que serão utilizados no dia);
  • Montar com a criança o álbum da sua família ;
  • Vestir a blusa da mamãe e ou do papai;
  • Sentir o cheirinho na blusa da mamãe e ou do papai;
  • Cantar segurando ou vestindo uma das peças de vestuário da família;
  • Pintar com a mão, com os dedos, a blusa da mamãe (utilizando guache);
  • Apontar onde aparecem os membros da família (em cartaz ou álbum cofeccionado);
  • Ouvir a voz da mãe, do pai dizendo o nome da  criança e apontar a foto ou oobjeto referente á pessoa;
  • Trabalhar em sala com os amigos, com as carteiras dispostas em MEIA LUA;
  • Trazer a MAMÃE para visitar a turma:  Tocar o rosto da mamãe, mexer em seus cabelos, tocar as partes do corpo,abraçar a sua mãe, ...
  • Ouvir o relato do que é  SER MÃE, a importância de se TER UMA FAMÍLIA,etc
  • Modelagem  da Mãe, do Pai, ...motricidade fina;
  • Brincar com bonecos fantasiando serem a mamãe, o papai, o filhinho;
Tudo que a turma estiver realizando, adequar ao nível do educando para que dentro de suas limitações esteja participando e realizando também.

Objetivos com esse Plano de Ação \  Exploração das Funções Mentais de :
  • Linguagem\ Comunicação;
  • Pensamento Verbal;
  • Memória Seletiva;
  • Atenção Focalizada;
  • Imaginação Criativa;
  • Percepção;
  • Raciocínio Lógico.

Avaliação:

Considerando os progressos alcançados dentro do Plano de Ação estabelecido pelo professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário