Projeto do livro: "Meninas negras"

Projeto do livro: Meninas Negras

Livro: Meninas negras...
De: Madu Costa
Ilustrações: Rubem Filho
Editora: Mazza
Coleção Griot Mirim
Sinopse:
Griot é o contador de histórias africano que passa a tradição dos antepassados de geração em geração. O objetivo da Coleção Griot Mirim, que tem entre seus títulos "Meninas negras", é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil. E é justamente à imaginação que esses livros falam a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos, associados a belas ilustrações. Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor.

Para ler o livro clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/11/livro-meninas-negras.html?m=1

Justificativa:

Vivemos num país pluricultural e com miscigenação das raças. O preconceito também está presente no nosso dia a dia, e muitas vezes não damos conta deste problema. A escola de educação infantil deve trazer ao aluno um ambiente de integração e socialização, mostrando a criança a importância de se respeitar as diferenças dos seu grupo. Pensando nisso, este “Projeto Meninas Negras” traz para sala de aula as diferenças e semelhanças de cada indivíduo e a sua importância dentro do meio em que a cerca.

Objetivo Geral:

Valorizar a raça e cultura negra, indígena e africana.

Objetivos Específicos:

  • Entender as diferenças e semelhança e seus diferentes tons de pele;
  • Compreender a origem da cor negra;
  • Valorizar a respeitar o indivíduo independente de sua raça;
  • Compreender a importância de se ter um amigo;
  • Desenvolver atividades que envolvam musicalização e psicomotricidade, letras, números, cores, e formas geométricas.

Sugestões de atividades a serem aplicadas logo após a rotina diária:

  • Leitura do Livro Meninas Negras (autora: Madu Costa)
  • Interpretação de texto e atividades de escrita, colagens e pintura;
  • Trabalhar musicalização e psicomotricidade: fazer junção da música com os movimentos de lateralidade;
  • Valorizar a raça e cultura negra, indígena e africana;
  • Confecção de cartazes com papel craft.

1 – Educação Infantil:

  • Roda de leitura com o conto do texto;
  • Fantoches ou palitoches para ilustrar;
  • Confecção de bonecas  de meia;
  • Levar 3 bonecas negras para ilustrar a história;
  • Ilustração das personagens;
  • Colagem das partes, montando as meninas negras;
  • Trabalhar os animais do texto e suas letras iniciais;
  • Trabalhar quantidades com elementos do texto, contando nos dedinhos: quantas girafas, quantas meninas, quantos leões…;
  • Diversidade: Autorretrato;
  • Falar sobre a sua cor e a cor do colega.

2 – Alfabetização ou 1° ano:

  • Leitura do texto, ilustração do texto, reescrita;
  • Trabalhando palavras do texto;
  • Trabalhando lista de palavras com nomes de animais;
  • O alfabeto ilustrado a partir de elementos do texto;
  • Escrita de palavras relacionadas;
  • Ilustração de si mesmo e do outro;
  • Falar sobre si, sua história, sua cor,
  • Respeito às diferenças.

3 – Sugestões para o 2° ano:

  • Reescrita do texto, com suas próprias palavras;
  • Ilustração do texto;
  • Criação de frases de acordo com personagens e animais;
  • Construção de quadros retratando paisagens africanas;
  • Dinâmica do espelho – ver-se e ver o outro – falar sobre cor e diferenças, respeito e valores – a beleza de cada ser humano.

Avaliação:



Projeto do livro: Meninas Negras

Livro: Meninas negras...
De: Madu Costa
Ilustrações: Rubem Filho
Editora: Mazza
Coleção Griot Mirim
Sinopse:
Griot é o contador de histórias africano que passa a tradição dos antepassados de geração em geração. O objetivo da Coleção Griot Mirim, que tem entre seus títulos "Meninas negras", é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil. E é justamente à imaginação que esses livros falam a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos, associados a belas ilustrações. Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor.

Para ler o livro clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/11/livro-meninas-negras.html?m=1

Justificativa:

Vivemos num país pluricultural e com miscigenação das raças. O preconceito também está presente no nosso dia a dia, e muitas vezes não damos conta deste problema. A escola de educação infantil deve trazer ao aluno um ambiente de integração e socialização, mostrando a criança a importância de se respeitar as diferenças dos seu grupo. Pensando nisso, este “Projeto Meninas Negras” traz para sala de aula as diferenças e semelhanças de cada indivíduo e a sua importância dentro do meio em que a cerca.

Objetivo Geral:

Valorizar a raça e cultura negra, indígena e africana.

Objetivos Específicos:

  • Entender as diferenças e semelhança e seus diferentes tons de pele;
  • Compreender a origem da cor negra;
  • Valorizar a respeitar o indivíduo independente de sua raça;
  • Compreender a importância de se ter um amigo;
  • Desenvolver atividades que envolvam musicalização e psicomotricidade, letras, números, cores, e formas geométricas.

Sugestões de atividades a serem aplicadas logo após a rotina diária:

  • Leitura do Livro Meninas Negras (autora: Madu Costa)
  • Interpretação de texto e atividades de escrita, colagens e pintura;
  • Trabalhar musicalização e psicomotricidade: fazer junção da música com os movimentos de lateralidade;
  • Valorizar a raça e cultura negra, indígena e africana;
  • Confecção de cartazes com papel craft.

1 – Educação Infantil:

  • Roda de leitura com o conto do texto;
  • Fantoches ou palitoches para ilustrar;
  • Confecção de bonecas  de meia;
  • Levar 3 bonecas negras para ilustrar a história;
  • Ilustração das personagens;
  • Colagem das partes, montando as meninas negras;
  • Trabalhar os animais do texto e suas letras iniciais;
  • Trabalhar quantidades com elementos do texto, contando nos dedinhos: quantas girafas, quantas meninas, quantos leões…;
  • Diversidade: Autorretrato;
  • Falar sobre a sua cor e a cor do colega.

2 – Alfabetização ou 1° ano:

  • Leitura do texto, ilustração do texto, reescrita;
  • Trabalhando palavras do texto;
  • Trabalhando lista de palavras com nomes de animais;
  • O alfabeto ilustrado a partir de elementos do texto;
  • Escrita de palavras relacionadas;
  • Ilustração de si mesmo e do outro;
  • Falar sobre si, sua história, sua cor,
  • Respeito às diferenças.

3 – Sugestões para o 2° ano:

  • Reescrita do texto, com suas próprias palavras;
  • Ilustração do texto;
  • Criação de frases de acordo com personagens e animais;
  • Construção de quadros retratando paisagens africanas;
  • Dinâmica do espelho – ver-se e ver o outro – falar sobre cor e diferenças, respeito e valores – a beleza de cada ser humano.

Avaliação:




Nenhum comentário:

Postar um comentário