A
prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em
que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo
de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de
perceber o mundo sobe diversas perspectivas, de relacionar a realidade
ficcional com a que vivemos no contato com um livro, enfim em todos
estes casos estamos de certa forma, lendo, embora muitas vezes, não nos
damos conta.
Sendo
a escola a instituição moderna encarregada de transmitir a cultura às
novas gerações é nela que as expressões “aprender a ler” e “ler para
aprender” ganham o seu significado primeiro, para posteriormente
alcançar um dos objetivos básicos que é o de formar o leitor crítico da
cultura.
Educadores
que são verdadeiros modelos de leitores isto é, demonstram entusiasmo
pela leitura, conhecem as características do processo de leitura,
selecionam texto significativos para os alunos e são abertos a outras
interpretações de uma determinada obra.
Quando
se fala em leitura na escola é preciso considerar as situações
oferecidas no âmbito escolar para que ela se desenvolva; os materiais
oferecidos, o tempo disponível para tal ação; o clima motivador do
ambiente e as atividades desenvolvidas a partir do texto lido.
(Trechos do Artigo prática de leitura)
Marcilene Muniz Monteiro Conceição
Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional e professora da rede publica estadual de Mato Grosso.
Sirlene Coelho de Lima Brito
Pedagoga e Especialista em Inclusão Social no Espaço Escolar e professora da rede publica do estado de Mato Grosso.
ATIVIDADES DO DIA DO LIVRO REALIZADA PELOS MEUS ALUNOS UTILIZANDO O DICIONÁRIO CALDAS AULETE.
OBJETIVOS:
ESSA
ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INCENTIVAR A LEITURA ATRAVÉS DO
DESPERTAR DA CURIOSIDADE DOS PERSONAGENS CRIADOS POR MONTEIRO LOBATO.
PROCEDIMENTOS:
BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO (VIDA E OBRAS DO AUTOR)
PESQUISA NO DICIONÁRIO SOBRE OS PERSONAGENS CRIADOS PELO AUTOR ( LEITURA E ESCRITA)
A
ATIVIDADE DE LEITURA FOI FEITA EM DUPLA, ONDE CADA ALUNO FEZ A LEITURA
DE CADA PERSONAGEM PARA O SEU COLEGA, APÓS A LEITURA TODOS ELES CRIARAM
UMA LISTA DAS CARACTERÍSTICAS DE TODOS OS PERSONAGENS.
A AULA FOI MUITO PROVEITOSA, UNIMOS A LEITURA, A ESCRITA DE UMA FORMA PRAZEROSA.
A
ESCOLHA DA DUPLA FOI ATRAVÉS DOS NÍVEIS, UM ALUNO QUE ESTÁ MAIS
AVANÇADO NA LEITURA JUNTO COM UM ALUNO QUE TEM DIFICULDADES NA LEITURA, E
ASSIM UM PODERIA INCENTIVAR AO OUTRO E ATÉ MESMO AJUDAR NA LEITURA
PROPOSTA.
O
QUE ME CHAMOU ATENÇÃO QUE ELES NÃO NOTARAM O QUANTO ELES ESTAVAM
PROGREDINDO COM AQUELA ATIVIDADE, POIS ELES DEMONSTRARAM MUITO
INTERESSE, POIS SE TRATAVA DE PERSONAGENS QUE JÁ CONHECIAM DE DESENHOS E
MATARAM SUAS CURIOSIDADES ATRAVÉS DA LEITURA E DA LISTAGEM DE SUAS
CARACTERÍSTICAS (ESCRITA).
DEPOIS CADA DUPLA FALOU SOBRE O SEU PERSONAGEM PREFERIDO E SOCIALIZOU COM A TURMA TODA.
AS FOTOS DA TURMA NO MOMENTO DA AULA.
ESSA
ATIVIDADE FOI REALIZADA NA TURMA DA PROFESSORA JOELMA COUTO (EU) NO 4º
ANO NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE FÁTIMA LIRA. ESPERO QUE GOSTEM DE MAIS
UMA SUGESTÃO DO BLOG AMIGA DA EDUCAÇÃO. BJOS. FIQUEM COM DEUS.
A
prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em
que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo
de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de
perceber o mundo sobe diversas perspectivas, de relacionar a realidade
ficcional com a que vivemos no contato com um livro, enfim em todos
estes casos estamos de certa forma, lendo, embora muitas vezes, não nos
damos conta.
Sendo
a escola a instituição moderna encarregada de transmitir a cultura às
novas gerações é nela que as expressões “aprender a ler” e “ler para
aprender” ganham o seu significado primeiro, para posteriormente
alcançar um dos objetivos básicos que é o de formar o leitor crítico da
cultura.
Educadores
que são verdadeiros modelos de leitores isto é, demonstram entusiasmo
pela leitura, conhecem as características do processo de leitura,
selecionam texto significativos para os alunos e são abertos a outras
interpretações de uma determinada obra.
Quando
se fala em leitura na escola é preciso considerar as situações
oferecidas no âmbito escolar para que ela se desenvolva; os materiais
oferecidos, o tempo disponível para tal ação; o clima motivador do
ambiente e as atividades desenvolvidas a partir do texto lido.
(Trechos do Artigo prática de leitura)
Marcilene Muniz Monteiro Conceição
Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional e professora da rede publica estadual de Mato Grosso.
Sirlene Coelho de Lima Brito
Pedagoga e Especialista em Inclusão Social no Espaço Escolar e professora da rede publica do estado de Mato Grosso.
ATIVIDADES DO DIA DO LIVRO REALIZADA PELOS MEUS ALUNOS UTILIZANDO O DICIONÁRIO CALDAS AULETE.
OBJETIVOS:
ESSA
ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INCENTIVAR A LEITURA ATRAVÉS DO
DESPERTAR DA CURIOSIDADE DOS PERSONAGENS CRIADOS POR MONTEIRO LOBATO.
PROCEDIMENTOS:
BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO (VIDA E OBRAS DO AUTOR)
PESQUISA NO DICIONÁRIO SOBRE OS PERSONAGENS CRIADOS PELO AUTOR ( LEITURA E ESCRITA)
A
ATIVIDADE DE LEITURA FOI FEITA EM DUPLA, ONDE CADA ALUNO FEZ A LEITURA
DE CADA PERSONAGEM PARA O SEU COLEGA, APÓS A LEITURA TODOS ELES CRIARAM
UMA LISTA DAS CARACTERÍSTICAS DE TODOS OS PERSONAGENS.
A AULA FOI MUITO PROVEITOSA, UNIMOS A LEITURA, A ESCRITA DE UMA FORMA PRAZEROSA.
A
ESCOLHA DA DUPLA FOI ATRAVÉS DOS NÍVEIS, UM ALUNO QUE ESTÁ MAIS
AVANÇADO NA LEITURA JUNTO COM UM ALUNO QUE TEM DIFICULDADES NA LEITURA, E
ASSIM UM PODERIA INCENTIVAR AO OUTRO E ATÉ MESMO AJUDAR NA LEITURA
PROPOSTA.
O
QUE ME CHAMOU ATENÇÃO QUE ELES NÃO NOTARAM O QUANTO ELES ESTAVAM
PROGREDINDO COM AQUELA ATIVIDADE, POIS ELES DEMONSTRARAM MUITO
INTERESSE, POIS SE TRATAVA DE PERSONAGENS QUE JÁ CONHECIAM DE DESENHOS E
MATARAM SUAS CURIOSIDADES ATRAVÉS DA LEITURA E DA LISTAGEM DE SUAS
CARACTERÍSTICAS (ESCRITA).
DEPOIS CADA DUPLA FALOU SOBRE O SEU PERSONAGEM PREFERIDO E SOCIALIZOU COM A TURMA TODA.
AS FOTOS DA TURMA NO MOMENTO DA AULA.
ESSA
ATIVIDADE FOI REALIZADA NA TURMA DA PROFESSORA JOELMA COUTO (EU) NO 4º
ANO NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE FÁTIMA LIRA. ESPERO QUE GOSTEM DE MAIS
UMA SUGESTÃO DO BLOG AMIGA DA EDUCAÇÃO. BJOS. FIQUEM COM DEUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário