COSTUMO
SEMPRE TRABALHAR COM JOGOS EM SALA DE AULA E UM DOS JOGOS QUE GOSTO É O
QUEBRA-CABEÇA, POIS DESENVOLVE VÁRIAS HABILIDADES NAS CRIANÇAS.
PESQUISANDO
SOBRE QUEBRA-CABEÇA VI ESSA MATÉRIA NO BLOG DA MAGAZINE LUIZA (LÚ
EXPLICA) E ACHEI SUPER IMPORTANTE AS INFORMAÇÕES E TROUXE PARA VOCÊS,
POIS É MUITO BOM SABER O QUE UM SIMPLES QUEBRA-CABEÇA PODE FAZER PARA AS
NOSSAS CRIANÇAS AVANÇAREM EM DIVERSAS MODALIDADES.
Para desenvolver nas crianças as habilidades motoras, visuais, sociais e cognitivas!
No processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeças no desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico.
O quebra-cabeças funciona como fonte de informação e enriquecimento para os cérebros de todas idades. Mas é na infância que ele cumpre seu papel de maneira mais eficaz.
Quebra-cabeças podem e devem ser utilizados com objetivo educativo, com conteúdo específico, voltado ao ensino de informações básicas como, por exemplo, cores, letras do alfabeto, meios de transporte, carreiras e profissões, animais, etc. Se bem desenvolvidos e fabricados, estes produtos de qualidade são ideais para combinar educação com diversão.
A pesquisadora norte-americana Marlene Barron, chefe da Escola Montessoriana do West Side, em Nova Iorque, realizou uma experiência desafiando crianças de três e quatro anos de idade a montarem quebra-cabeças de
100 a 300 peças e os resultados foram surpreendentes. Segundo ela, a
experiência foi um sucesso, inclusive no âmbito de inclusão social, já
que as crianças "compartilhavam suas estratégias com seus parceiros”.
Ainda segundo Marlene, "montar quebra-cabeças é
uma atividade social riquíssima pois induz o diálogo acerca do
processo, sobre a história apresentada na imagem a ser montada e sobre
experiências pessoais das crianças ligadas à imagem do quebra-cabeça”. Para ela, trabalhar com quebra-cabeças mais elaborados é uma atividade que as crianças podem fazer em casa também.
Conforme as crianças vão crescendo, o interesse delas pode e tende a se concentrar em quebra-cabeças em
assuntos curiosos para eles, como esportes, animais e astronomia. Já
para crianças um pouco mais velhas, com idades entre 10 e 13 anos, quebra-cabeças que
desafiem suas inteligências e exijam grande poder de concentração para
resolução de problemas estão entre os preferidos da meninada.
Abaixo, seguem algumas características reforçadas com o hábito de se montar quebra-cabeças:
- Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas: quebra-cabeças melhoram
a capacidade de uma criança em resolver problemas, aumentam o
raciocínio e elevam suas habilidades. Este hábito os auxilia a enxergar
diferentes pontos de vista sobre determinado assunto ou relação, melhora
sua percepção visual, espacial e sua sensibilidade. Dependendo do tema
escolhido no quebra-cabeça, pode ensina-los de maneira contundente
números, letras, cores, animais, etc;
- Desenvolvimento das Habilidades Motoras Refinadas: quebra-cabeças são divertidas maneiras de se melhorar as habilidades motoras mais delicadas, que exijam mais firmeza nas mãos.
- Desenvolvimento de Coordenação Motora e Visual: enquanto a criança tenta encaixar uma peça no quebra-cabeça,
ela está manipulando este pedaço do brinquedo para ver onde ele se
encaixa. A ação conjunta de sua mão com o olho, ambos trabalhando de
maneira coordenada, são extremamente benéficas e altamente reforçadas
através deste processo de tentativa, erro e acerto.
- Desenvolvimento de Habilidades Sociais: quebra-cabeças podem
ser montados sem a presença de outra pessoa. Entretanto, são um ótimo
instrumento de socialização e cooperação com o próximo na hora de
brincar. A criança pode abrir o diálogo com outra pessoa que esteja
próxima ao pedir, por exemplo, para que uma peça seja passada a ele ou
perguntar sobre uma peça que não esteja se encaixando no lugar alvo da
tentativa. Estas ações induzem ao trabalho em equipe e faz com que a
crianças saiba lidar com situações frustantes, caso a peça não se
encaixe.
E
AQUI COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE REGISTRAR MAIS UMA ATIVIDADE COM MINHA
TURMA, ALÉM DA BRINCADEIRA E O PRAZER DE ESTAR CONFECCIONANDO UM
BRINQUEDO ELES TRABALHARAM TAMBÉM COM PINTURA, COLAGEM E RECORTE. FOI
MUITO BOM ESSE DIA, PERCEBI A ALEGRIA DA TURMA EM FAZER UMA ATIVIDADE
DIFERENTE SEM FUGIR DO CONTEÚDO. ESSE TIPO DE ATIVIDADE FAZ A CRIANÇA
PERCEBER QUE ESCOLA NÃO É SÓ PAPEL, LÁPIS, QUADRO E UM PROFESSOR APENAS
FALANDO, PRECISAMOS LEVAR NOSSOS ALUNOS A TER PRAZER EM IR PARA A
ESCOLA. DAÍ A NECESSIDADE DE TRABALHAR COM RECURSOS DIFERENTES AOS
TRADICIONAIS.
TURMA MARAVILHOSA ... OBRIGADA MEU DEUS POR TUDO.
COSTUMO
SEMPRE TRABALHAR COM JOGOS EM SALA DE AULA E UM DOS JOGOS QUE GOSTO É O
QUEBRA-CABEÇA, POIS DESENVOLVE VÁRIAS HABILIDADES NAS CRIANÇAS.
PESQUISANDO
SOBRE QUEBRA-CABEÇA VI ESSA MATÉRIA NO BLOG DA MAGAZINE LUIZA (LÚ
EXPLICA) E ACHEI SUPER IMPORTANTE AS INFORMAÇÕES E TROUXE PARA VOCÊS,
POIS É MUITO BOM SABER O QUE UM SIMPLES QUEBRA-CABEÇA PODE FAZER PARA AS
NOSSAS CRIANÇAS AVANÇAREM EM DIVERSAS MODALIDADES.
Para desenvolver nas crianças as habilidades motoras, visuais, sociais e cognitivas!
No processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeças no desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico.
O quebra-cabeças funciona como fonte de informação e enriquecimento para os cérebros de todas idades. Mas é na infância que ele cumpre seu papel de maneira mais eficaz.
Quebra-cabeças podem e devem ser utilizados com objetivo educativo, com conteúdo específico, voltado ao ensino de informações básicas como, por exemplo, cores, letras do alfabeto, meios de transporte, carreiras e profissões, animais, etc. Se bem desenvolvidos e fabricados, estes produtos de qualidade são ideais para combinar educação com diversão.
A pesquisadora norte-americana Marlene Barron, chefe da Escola Montessoriana do West Side, em Nova Iorque, realizou uma experiência desafiando crianças de três e quatro anos de idade a montarem quebra-cabeças de
100 a 300 peças e os resultados foram surpreendentes. Segundo ela, a
experiência foi um sucesso, inclusive no âmbito de inclusão social, já
que as crianças "compartilhavam suas estratégias com seus parceiros”.
Ainda segundo Marlene, "montar quebra-cabeças é
uma atividade social riquíssima pois induz o diálogo acerca do
processo, sobre a história apresentada na imagem a ser montada e sobre
experiências pessoais das crianças ligadas à imagem do quebra-cabeça”. Para ela, trabalhar com quebra-cabeças mais elaborados é uma atividade que as crianças podem fazer em casa também.
Conforme as crianças vão crescendo, o interesse delas pode e tende a se concentrar em quebra-cabeças em
assuntos curiosos para eles, como esportes, animais e astronomia. Já
para crianças um pouco mais velhas, com idades entre 10 e 13 anos, quebra-cabeças que
desafiem suas inteligências e exijam grande poder de concentração para
resolução de problemas estão entre os preferidos da meninada.
Abaixo, seguem algumas características reforçadas com o hábito de se montar quebra-cabeças:
- Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas: quebra-cabeças melhoram
a capacidade de uma criança em resolver problemas, aumentam o
raciocínio e elevam suas habilidades. Este hábito os auxilia a enxergar
diferentes pontos de vista sobre determinado assunto ou relação, melhora
sua percepção visual, espacial e sua sensibilidade. Dependendo do tema
escolhido no quebra-cabeça, pode ensina-los de maneira contundente
números, letras, cores, animais, etc;
- Desenvolvimento das Habilidades Motoras Refinadas: quebra-cabeças são divertidas maneiras de se melhorar as habilidades motoras mais delicadas, que exijam mais firmeza nas mãos.
- Desenvolvimento de Coordenação Motora e Visual: enquanto a criança tenta encaixar uma peça no quebra-cabeça,
ela está manipulando este pedaço do brinquedo para ver onde ele se
encaixa. A ação conjunta de sua mão com o olho, ambos trabalhando de
maneira coordenada, são extremamente benéficas e altamente reforçadas
através deste processo de tentativa, erro e acerto.
- Desenvolvimento de Habilidades Sociais: quebra-cabeças podem
ser montados sem a presença de outra pessoa. Entretanto, são um ótimo
instrumento de socialização e cooperação com o próximo na hora de
brincar. A criança pode abrir o diálogo com outra pessoa que esteja
próxima ao pedir, por exemplo, para que uma peça seja passada a ele ou
perguntar sobre uma peça que não esteja se encaixando no lugar alvo da
tentativa. Estas ações induzem ao trabalho em equipe e faz com que a
crianças saiba lidar com situações frustantes, caso a peça não se
encaixe.
E
AQUI COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE REGISTRAR MAIS UMA ATIVIDADE COM MINHA
TURMA, ALÉM DA BRINCADEIRA E O PRAZER DE ESTAR CONFECCIONANDO UM
BRINQUEDO ELES TRABALHARAM TAMBÉM COM PINTURA, COLAGEM E RECORTE. FOI
MUITO BOM ESSE DIA, PERCEBI A ALEGRIA DA TURMA EM FAZER UMA ATIVIDADE
DIFERENTE SEM FUGIR DO CONTEÚDO. ESSE TIPO DE ATIVIDADE FAZ A CRIANÇA
PERCEBER QUE ESCOLA NÃO É SÓ PAPEL, LÁPIS, QUADRO E UM PROFESSOR APENAS
FALANDO, PRECISAMOS LEVAR NOSSOS ALUNOS A TER PRAZER EM IR PARA A
ESCOLA. DAÍ A NECESSIDADE DE TRABALHAR COM RECURSOS DIFERENTES AOS
TRADICIONAIS.
TURMA MARAVILHOSA ... OBRIGADA MEU DEUS POR TUDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário