BRINCADEIRAS PSICOMOTORAS
Brincadeira: Arranca rabo
Objetivos: Desenvolver a agilidade, a percepção visual e o esquema corporal;
Procedimentos: Separa-se
o grupo em duas equipes, cada equipe recebe uma cor de rabo. O rabo
será colocado em cada criança. Dado o sinal, as crianças de cada grupo
devem correr e arrancar o rabo das crianças da equipe adversária,
cuidando pra ninguém pegar o seu. No sinal do professor, as crianças
param e verificam qual equipe conseguiu arrancar mais rabos, sendo esta a
vencedora.
Brincadeira: Boneco de massa
Objetivos:
-Desenvolver o esquema corporal expressando-se de diversas maneiras;
-Localizar as partes do corpo durante a realização de um movimento.
Procedimentos: As crianças brincam em duplas. Uma
criança deverá ser o boneco de massa e a outra o modelador. O modelador
deverá modelá-lo fazendo as posições que quiser, movimentando o corpo
do outro. Depois trocam se as posições quem era o boneco vira o
modelador e o modelador vira o boneco. Poderá ser feito um concurso de
quem modela o boneco mais bonito.
Brincadeira: Cola e descola
Objetivos:
-Adquirir
hábitos de cooperação nas atividades de equipe, assumindo
responsabilidades, auxiliando os membros da equipe e respeitando suas
regras;
- Desenvolver o freio inibitório e contribuir para o desenvolvimento da agilidade motora, bem como da praxia.
Procedimentos:
Uma criança será sorteada para ser o que cola. Dado o início, as
crianças deverão correr pelo espaço marcado, enquanto acriança que cola
deverá colar as outras crianças. Quem for colado, deverá ficar parado
até que outra criança do grupo descole. Quem for colado mais de duas
vezes, deverá ajudar a criança que estiver colando.
Brincadeira: Lobos e carneiros
Objetivos:
- Desenvolver a agilidade motora e a atenção;
- Desenvolver o controle e a eficácia das diversas praxias globais e segmentares.
Procedimentos: Traçar duas linhas no chão afastadas cerca de 20 metros
uma da outra. As crianças são dividas em dois grupos: lobos e
carneirinhos. Cada grupo se coloca atrás de uma linha. O grupo dos lobos
fica de costas para os carneirinhos. Dado o sinal, os carneirinhos saem
para passear em direção aos lobos. Quando estiverem bem próximos, o
professor deverá dizer: "Cuidado com os lobos!". Os carneirinhos
deverão voltar correndo. Quem for pego antes da linha passará a ser
lobo. A brincadeira termina quando todas as crianças forem lobos.BRINCADEIRAS PSICOMOTORAS
Brincadeira: Arranca rabo
Objetivos: Desenvolver a agilidade, a percepção visual e o esquema corporal;
Procedimentos: Separa-se
o grupo em duas equipes, cada equipe recebe uma cor de rabo. O rabo
será colocado em cada criança. Dado o sinal, as crianças de cada grupo
devem correr e arrancar o rabo das crianças da equipe adversária,
cuidando pra ninguém pegar o seu. No sinal do professor, as crianças
param e verificam qual equipe conseguiu arrancar mais rabos, sendo esta a
vencedora.
Brincadeira: Boneco de massa
Objetivos:
-Desenvolver o esquema corporal expressando-se de diversas maneiras;
-Localizar as partes do corpo durante a realização de um movimento.
Procedimentos: As crianças brincam em duplas. Uma
criança deverá ser o boneco de massa e a outra o modelador. O modelador
deverá modelá-lo fazendo as posições que quiser, movimentando o corpo
do outro. Depois trocam se as posições quem era o boneco vira o
modelador e o modelador vira o boneco. Poderá ser feito um concurso de
quem modela o boneco mais bonito.
Brincadeira: Cola e descola
Objetivos:
-Adquirir
hábitos de cooperação nas atividades de equipe, assumindo
responsabilidades, auxiliando os membros da equipe e respeitando suas
regras;
- Desenvolver o freio inibitório e contribuir para o desenvolvimento da agilidade motora, bem como da praxia.
Procedimentos:
Uma criança será sorteada para ser o que cola. Dado o início, as
crianças deverão correr pelo espaço marcado, enquanto acriança que cola
deverá colar as outras crianças. Quem for colado, deverá ficar parado
até que outra criança do grupo descole. Quem for colado mais de duas
vezes, deverá ajudar a criança que estiver colando.
Brincadeira: Lobos e carneiros
Objetivos:
- Desenvolver a agilidade motora e a atenção;
- Desenvolver o controle e a eficácia das diversas praxias globais e segmentares.
Procedimentos: Traçar duas linhas no chão afastadas cerca de 20 metros
uma da outra. As crianças são dividas em dois grupos: lobos e
carneirinhos. Cada grupo se coloca atrás de uma linha. O grupo dos lobos
fica de costas para os carneirinhos. Dado o sinal, os carneirinhos saem
para passear em direção aos lobos. Quando estiverem bem próximos, o
professor deverá dizer: "Cuidado com os lobos!". Os carneirinhos
deverão voltar correndo. Quem for pego antes da linha passará a ser
lobo. A brincadeira termina quando todas as crianças forem lobos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário