Plano de aula: "Era uma vez um gato xadrez"

Plano de aula: "Era uma vez um gato xadrez..."


Livro: Era uma vez um gato xadrez
De: Bia Villela

Coleção Sim Cores
Editora Escala Educacional
Sinopse:
Existem diversos tipos de gatos, de muitas cores, cada qual com suas peculiaridades e manias. Neste livro, Bia Villela nos apresenta os felinos com divertidos poemas de quatro versos e imagens coloridas de linhas marcantes, apresentando as cores aos pequenos leitores.



Bia Villela
Cursou veterinária na USP, e depois, design gráfico no Rocky Mountain College of Art and Design, em Denver, EUA.
Ela elabora os textos, as ilustrações e todo o projeto gráfico de seus livros. Eles têm um design delicioso que encanta crianças e adultos. São traços delicados e simples, muitas formas geométricas e o colorido chama a atenção de qualquer pessoa.

Livros de sua autoria:
- Era uma vez um gato xadrez
- A galinha do vizinho bota ovo amarelinho
- Era uma vez um lobo mau
- Era uma vez um menino travesso
- Era uma vez um caracol furado
- Quem pegou o pão na casa do João?
- Dia de sol na fazenda
- O Chapeuzinho Vermelho
- João e o Pé de Feijão
- Os três porquinhos
- O que tem no meu caminho?
- O que tem naquela mata?
- O que tem no meu quintal?, entre outros


A sugestão é trabalhar o livro “Era uma vez um gato xadrez” da Editora Moderna, abordando a leitura e a escrita nos seus versos e rimas. 

Objetivos:
-Perceber que o nome do livro inicia com o começo da história (era uma vez);
-Identificar as rimas da história, relacionada às cores de cada gato;
-Despertar atenção ao ouvir rimas.

 Incentivo: Confeccionar máscaras do gato xadrez para distribuir com as crianças.

Pré-leitura:
·  -Falar sobre o livro a ser lido, que foi escrito por Bia Villela;
·   -Ler uma pequena biografia sobre a autora;
· -Mostrar a capa do livro, ler o título com o aluno;
·-Pedir atenção das crianças para ouvir atentamente a história que será apresentada;
· -Distribuir com as crianças fichas com as palavras que rimam na história;
· -Pedir que as crianças levantem sua placa quando ouvir na contação da história que será realizada pelo professor;
· -Mostrar as ilustrações para as crianças, pedindo que observem e exponham suas descobertas;
· -Apresentar no final da história o painel exposto, falando sobre cada parte da história.

Leitura:
·  -Realizar a leitura, observando a expressão das rimas;

Pós-leitura:
Perguntar aos alunos:
·  -De que fala a história lida?
· -Que animal se relaciona com as rimas e as cores?
·  -Afixar os cartazes com as rimas no banner;
·  -Pedir que compare as diferentes rimas;
· -Quantas rimas aparecem na história?
·-Pedir que cada criança retire da caixa do gato xadrez uma palavra;
·-Cada aluno deverá ler uma palavra para encontrar a que rima com ela;
· -Fazer uma lista das rimas trabalhadas;
· -Ler a lista com os alunos;
· -Escrever a lista no caderno;
 -Desenvolver atividades relacionadas à história.


Era uma vez um gato xadrez

Era uma vez   um gato xadrez
caiu da janela e foi só uma vez.

Era uma vez um gato azul
levou um susto e fugiu pro sul.

Era uma vez um gato vermelho
entrou no banheiro e fez careta no espelho.

Era uma vez um gato amarelo
esqueceu de comer e ficou meio magrelo.

Era uma vez um gato verde
Ele era preguiçoso e foi deitar na rede.

Era uma vez uma gato colorido 
brincava com com os amigos e era muito divertido.

Era uma vez um gato laranja
ficou doente e só queria canja.

Era um vez um gato marrom
olhou pra gata e fez "rom rom".

Era uma vez um gato rosa 
comeu uma sardinha deliciosa.

Era uma vez um gato preto 
era teimoso e brincou com um espeto.

Era uma vez um gato branco
era tão sapeca que pulou do barranco.

Era uma vez um gato xadrez... 
quem gostou desta história
que conte outra vez...

Plano de aula: "Era uma vez um gato xadrez..."


Livro: Era uma vez um gato xadrez
De: Bia Villela

Coleção Sim Cores
Editora Escala Educacional
Sinopse:
Existem diversos tipos de gatos, de muitas cores, cada qual com suas peculiaridades e manias. Neste livro, Bia Villela nos apresenta os felinos com divertidos poemas de quatro versos e imagens coloridas de linhas marcantes, apresentando as cores aos pequenos leitores.



Bia Villela
Cursou veterinária na USP, e depois, design gráfico no Rocky Mountain College of Art and Design, em Denver, EUA.
Ela elabora os textos, as ilustrações e todo o projeto gráfico de seus livros. Eles têm um design delicioso que encanta crianças e adultos. São traços delicados e simples, muitas formas geométricas e o colorido chama a atenção de qualquer pessoa.

Livros de sua autoria:
- Era uma vez um gato xadrez
- A galinha do vizinho bota ovo amarelinho
- Era uma vez um lobo mau
- Era uma vez um menino travesso
- Era uma vez um caracol furado
- Quem pegou o pão na casa do João?
- Dia de sol na fazenda
- O Chapeuzinho Vermelho
- João e o Pé de Feijão
- Os três porquinhos
- O que tem no meu caminho?
- O que tem naquela mata?
- O que tem no meu quintal?, entre outros


A sugestão é trabalhar o livro “Era uma vez um gato xadrez” da Editora Moderna, abordando a leitura e a escrita nos seus versos e rimas. 

Objetivos:
-Perceber que o nome do livro inicia com o começo da história (era uma vez);
-Identificar as rimas da história, relacionada às cores de cada gato;
-Despertar atenção ao ouvir rimas.

 Incentivo: Confeccionar máscaras do gato xadrez para distribuir com as crianças.

Pré-leitura:
·  -Falar sobre o livro a ser lido, que foi escrito por Bia Villela;
·   -Ler uma pequena biografia sobre a autora;
· -Mostrar a capa do livro, ler o título com o aluno;
·-Pedir atenção das crianças para ouvir atentamente a história que será apresentada;
· -Distribuir com as crianças fichas com as palavras que rimam na história;
· -Pedir que as crianças levantem sua placa quando ouvir na contação da história que será realizada pelo professor;
· -Mostrar as ilustrações para as crianças, pedindo que observem e exponham suas descobertas;
· -Apresentar no final da história o painel exposto, falando sobre cada parte da história.

Leitura:
·  -Realizar a leitura, observando a expressão das rimas;

Pós-leitura:
Perguntar aos alunos:
·  -De que fala a história lida?
· -Que animal se relaciona com as rimas e as cores?
·  -Afixar os cartazes com as rimas no banner;
·  -Pedir que compare as diferentes rimas;
· -Quantas rimas aparecem na história?
·-Pedir que cada criança retire da caixa do gato xadrez uma palavra;
·-Cada aluno deverá ler uma palavra para encontrar a que rima com ela;
· -Fazer uma lista das rimas trabalhadas;
· -Ler a lista com os alunos;
· -Escrever a lista no caderno;
 -Desenvolver atividades relacionadas à história.


Era uma vez um gato xadrez

Era uma vez   um gato xadrez
caiu da janela e foi só uma vez.

Era uma vez um gato azul
levou um susto e fugiu pro sul.

Era uma vez um gato vermelho
entrou no banheiro e fez careta no espelho.

Era uma vez um gato amarelo
esqueceu de comer e ficou meio magrelo.

Era uma vez um gato verde
Ele era preguiçoso e foi deitar na rede.

Era uma vez uma gato colorido 
brincava com com os amigos e era muito divertido.

Era uma vez um gato laranja
ficou doente e só queria canja.

Era um vez um gato marrom
olhou pra gata e fez "rom rom".

Era uma vez um gato rosa 
comeu uma sardinha deliciosa.

Era uma vez um gato preto 
era teimoso e brincou com um espeto.

Era uma vez um gato branco
era tão sapeca que pulou do barranco.

Era uma vez um gato xadrez... 
quem gostou desta história
que conte outra vez...


Nenhum comentário:

Postar um comentário