Durante as séries iniciais, as crianças descobrem o que significa somar e
subtrair e quais são os recursos envolvidos nessas operações básicas.
Trata-se de um conhecimento recorrente em toda a escolaridade básica. É
nessa etapa que os alunos devem aprender quando podem ser utilizadas a
adição e a subtração a fim de resolver uma situação-problema sugerida
dentro da escola ou até um dilema na vida cotidiana.
Em casa ou com amigos, os pequenos já trabalham intuitivamente com
noções de mais ou menos, quantias de dinheiro, de coleções de
figurinhas, de brinquedos. Para o pesquisador francês Gérard Vergnaud,
as crianças começam a desenvolver ideias sobre a adição e a subtração
entre os 4 e 6 anos, ou seja, antes mesmo de entrar no Ensino
Fundamental. E como educador, seu dever é convidar a turma a usar esses
conhecimentos prévios para que todos consigam interpretar as situações
propostas e ampliá-las. É preciso trabalhar o conteúdo de forma que
todos aprendam a ler enunciados, compreendam quando é preciso somar ou
subtrair, calculem mentalmente para julgar quando é necessário usar a
contagem, o algoritmo, ou até para decidir se uma aproximação já basta
para chegar a um resultado. Caso a abordagem não favoreça a forma como
as crianças concebem as operações e o que elas significam, elas podem
desenvolver ideias erradas ou limitadas sobre esses conceitos.
Iniciando a adição com jogos
Sabemos que os jogos são importantes estratégias didáticas já que
despertam interesse e curiosidade no universo infantil e adulto. Dessa
maneira, é importante que sejam abordados diferentes jogos com os alunos
visando a aprendizagem e a consolidação de conhecimentos sobre a
adição. Abaixo seguem algumas sugestões:
Adição com dados:
Esse jogo pode ser realizado em duplas ou individualmente. Para se jogar
em duplas é necessário que você disponibilize um dado para cada aluno e
uma folha de papel A4 para cada um, lápis e borracha. Para jogar
individualmente o aluno precisará de dois dados e uma folha de papel.
Instruções:
- Decida quem será o primeiro a jogar, para isso utilize diferentes estratégias (par ou ímpar, sorteio, dentre outras).
- Em seguida, o primeiro jogador arremessa o dado.
- Os dois jogadores anotam em sua folha de papel o numeral relativo à
quantidade que saiu no dado. Por exemplo: o numeral 6 para seis
bolinhas.
- Em seguida, eles devem anotar o sinal de adição MAIS (+) na frente do numeral.
- O segundo jogador arremessa o dado e ambos anotam o numeral que saiu.
- Depois eles devem fazer o sinal de resultado da conta, ou seja, igual (=).
- Eles devem fazer a soma e anotar o resultado.
Veja um exemplo:
Observação: os alunos deverão registrar o jogo no caderno de Matemática.
Depois do jogo, eles poderão trocar de folhas e corrigir as adições
efetuadas pelo colega. A correção também poderá ser realizada pela
professora.
Somando com o Material Dourado:
Esse jogo também pode ser jogado individualmente ou em grupo de três ou
quatro alunos. Para tanto, providencie: um dado para cada aluno,
Material Dourado, folhas de papel A4, lápis e borracha. Esse jogo é
parecido com o primeiro, mas difere, pois consiste em utilizar o
material dourado para fazer a soma, utilizando dessa maneira material
concreto, o que facilita a aprendizagem da adição.
Instruções:
- Decida quem será o primeiro a jogar, para isso utilize diferentes estratégias (par ou ímpar, sorteio, dentre outras).
- Em seguida, o primeiro jogador arremessa o dado. E separa utilizando o
Material Dourado a quantidade que saiu no dado. Por exemplo: se saiu
três bolinhas no dado, o aluno deverá separar três unidades
(quadradinhos) no Material Dourado.
- Os dois jogadores anotam em sua folha de papel o numeral relativo à quantidade que saiu no dado.
- Em seguida, eles devem anotar o sinal de adição MAIS (+) na frente do numeral.
- O segundo jogador arremessa o dado e separa a quantidade de unidades
que saiu no Material Dourado. Ambos anotam o numeral que correspondente a
quantidade representada no dado.
- Depois eles devem fazer o sinal de resultado da conta, ou seja, igual (=).
- Eles devem fazer a soma utilizando o Material Dourado e anotar o resultado.
Boliche:
O boliche é um jogo que desperta muito interesse nos alunos devido ao
movimento que o mesmo exige e por seu poder lúdico. Assim, a sugestão é
que você construa um jogo de boliche com seus alunos no intuito de
brincar e realizar contas de adição.
Para confeccionar o jogo, você poderá utilizar garrafas pet descartáveis
ou garrafas de iogurte de 1 litro. Para que as garrafas não fiquem
muito leves você poderá enchê-las com papel ou com um pouco de água. Os
alunos poderão pintar e enfeitar as garrafas utilizando diferentes
materiais: tintas, colas coloridas, durex colorido, botões, E.V.A,
dentre outros. Depois, confeccione fichas com números e cole nas
garrafas. Os números colados nas garrafas correspondem aos valores de
cada uma.
A bolinha poderá ser feita com meias velhas, jornal, fita crepe, dentre outros materiais.
Observação: caso você tenha o jogo de boliche disponível em sua sala de
aula, você poderá colar as fichas com os numerais e utilizá-lo na
brincadeira.
Esse jogo poderá ser realizado em duplas. E você poderá disponibilizar
para seus alunos uma folha de papel com uma tabela para eles anotarem
suas pontuações em cada jogada e depois realizarem a soma para ver quem
ganhou o jogo. Vocês poderão fazer essa tabela na lousa, ou caso estejam
jogando no pátio, risquem a tabela com giz no chão.
Instruções:
- Decida quem será o primeiro a jogar, para isso utilize diferentes estratégias (par ou ímpar, sorteio, dentre outras).
- Em seguida, o primeiro jogador arremessa a bola anota a pontuação obtida na tabela.
- O segundo jogador arremessa a bola e anota na tabela a sua pontuação.
- Eles devem repetir as jogadas sucessivamente até terminar o jogo.
- O jogo termina quando todas as garrafas forem derrubadas.
- Eles devem fazer a soma dos pontos e verificar quem foi o vencedor.
Mais sugestões de jogos:
Somando estratégias
Vamos somar?
Discovery Kidshttp://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/somar/
Smartkids
Atividades de Fixação
Fontes: http://revistaescola.abril.com.br/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Durante as séries iniciais, as crianças descobrem o que significa somar e
subtrair e quais são os recursos envolvidos nessas operações básicas.
Trata-se de um conhecimento recorrente em toda a escolaridade básica. É
nessa etapa que os alunos devem aprender quando podem ser utilizadas a
adição e a subtração a fim de resolver uma situação-problema sugerida
dentro da escola ou até um dilema na vida cotidiana.
Em casa ou com amigos, os pequenos já trabalham intuitivamente com
noções de mais ou menos, quantias de dinheiro, de coleções de
figurinhas, de brinquedos. Para o pesquisador francês Gérard Vergnaud,
as crianças começam a desenvolver ideias sobre a adição e a subtração
entre os 4 e 6 anos, ou seja, antes mesmo de entrar no Ensino
Fundamental. E como educador, seu dever é convidar a turma a usar esses
conhecimentos prévios para que todos consigam interpretar as situações
propostas e ampliá-las. É preciso trabalhar o conteúdo de forma que
todos aprendam a ler enunciados, compreendam quando é preciso somar ou
subtrair, calculem mentalmente para julgar quando é necessário usar a
contagem, o algoritmo, ou até para decidir se uma aproximação já basta
para chegar a um resultado. Caso a abordagem não favoreça a forma como
as crianças concebem as operações e o que elas significam, elas podem
desenvolver ideias erradas ou limitadas sobre esses conceitos.
Iniciando a adição com jogos
Sabemos que os jogos são importantes estratégias didáticas já que
despertam interesse e curiosidade no universo infantil e adulto. Dessa
maneira, é importante que sejam abordados diferentes jogos com os alunos
visando a aprendizagem e a consolidação de conhecimentos sobre a
adição. Abaixo seguem algumas sugestões:
Adição com dados:
Esse jogo pode ser realizado em duplas ou individualmente. Para se jogar
em duplas é necessário que você disponibilize um dado para cada aluno e
uma folha de papel A4 para cada um, lápis e borracha. Para jogar
individualmente o aluno precisará de dois dados e uma folha de papel.
Instruções:
- Decida quem será o primeiro a jogar, para isso utilize diferentes estratégias (par ou ímpar, sorteio, dentre outras).
- Em seguida, o primeiro jogador arremessa o dado.
- Os dois jogadores anotam em sua folha de papel o numeral relativo à
quantidade que saiu no dado. Por exemplo: o numeral 6 para seis
bolinhas.
- Em seguida, eles devem anotar o sinal de adição MAIS (+) na frente do numeral.
- O segundo jogador arremessa o dado e ambos anotam o numeral que saiu.
- Depois eles devem fazer o sinal de resultado da conta, ou seja, igual (=).
- Eles devem fazer a soma e anotar o resultado.
Veja um exemplo:
Observação: os alunos deverão registrar o jogo no caderno de Matemática.
Depois do jogo, eles poderão trocar de folhas e corrigir as adições
efetuadas pelo colega. A correção também poderá ser realizada pela
professora.
Somando com o Material Dourado:
Esse jogo também pode ser jogado individualmente ou em grupo de três ou
quatro alunos. Para tanto, providencie: um dado para cada aluno,
Material Dourado, folhas de papel A4, lápis e borracha. Esse jogo é
parecido com o primeiro, mas difere, pois consiste em utilizar o
material dourado para fazer a soma, utilizando dessa maneira material
concreto, o que facilita a aprendizagem da adição.
Instruções:
- Decida quem será o primeiro a jogar, para isso utilize diferentes estratégias (par ou ímpar, sorteio, dentre outras).
- Em seguida, o primeiro jogador arremessa o dado. E separa utilizando o
Material Dourado a quantidade que saiu no dado. Por exemplo: se saiu
três bolinhas no dado, o aluno deverá separar três unidades
(quadradinhos) no Material Dourado.
- Os dois jogadores anotam em sua folha de papel o numeral relativo à quantidade que saiu no dado.
- Em seguida, eles devem anotar o sinal de adição MAIS (+) na frente do numeral.
- O segundo jogador arremessa o dado e separa a quantidade de unidades
que saiu no Material Dourado. Ambos anotam o numeral que correspondente a
quantidade representada no dado.
- Depois eles devem fazer o sinal de resultado da conta, ou seja, igual (=).
- Eles devem fazer a soma utilizando o Material Dourado e anotar o resultado.
Boliche:
O boliche é um jogo que desperta muito interesse nos alunos devido ao
movimento que o mesmo exige e por seu poder lúdico. Assim, a sugestão é
que você construa um jogo de boliche com seus alunos no intuito de
brincar e realizar contas de adição.
Para confeccionar o jogo, você poderá utilizar garrafas pet descartáveis
ou garrafas de iogurte de 1 litro. Para que as garrafas não fiquem
muito leves você poderá enchê-las com papel ou com um pouco de água. Os
alunos poderão pintar e enfeitar as garrafas utilizando diferentes
materiais: tintas, colas coloridas, durex colorido, botões, E.V.A,
dentre outros. Depois, confeccione fichas com números e cole nas
garrafas. Os números colados nas garrafas correspondem aos valores de
cada uma.
A bolinha poderá ser feita com meias velhas, jornal, fita crepe, dentre outros materiais.
Observação: caso você tenha o jogo de boliche disponível em sua sala de
aula, você poderá colar as fichas com os numerais e utilizá-lo na
brincadeira.
Esse jogo poderá ser realizado em duplas. E você poderá disponibilizar
para seus alunos uma folha de papel com uma tabela para eles anotarem
suas pontuações em cada jogada e depois realizarem a soma para ver quem
ganhou o jogo. Vocês poderão fazer essa tabela na lousa, ou caso estejam
jogando no pátio, risquem a tabela com giz no chão.
Instruções:
- Decida quem será o primeiro a jogar, para isso utilize diferentes estratégias (par ou ímpar, sorteio, dentre outras).
- Em seguida, o primeiro jogador arremessa a bola anota a pontuação obtida na tabela.
- O segundo jogador arremessa a bola e anota na tabela a sua pontuação.
- Eles devem repetir as jogadas sucessivamente até terminar o jogo.
- O jogo termina quando todas as garrafas forem derrubadas.
- Eles devem fazer a soma dos pontos e verificar quem foi o vencedor.
Mais sugestões de jogos:
Somando estratégias
Vamos somar?
Discovery Kidshttp://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/somar/
Smartkids
Atividades de Fixação
Fontes: http://revistaescola.abril.com.br/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário