PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


 Apresentação

Desde pequena, ouvia meus pais dizendo que tinha de comer muitas frutas, verduras e legumes, para crescer forte e saudável. Bem, elas não eram o que eu preferia mas, por obediência, comia.
Alguns anos se passaram e hoje reproduzo a fala de meus pais com meus alunos. No início, era apenas um conhecimento empírico, porém, sentindo a necessidade de estimular meus alunos de uma forma lúdica e atraente, fui buscando informações a respeito do assunto e agora, compreendo com mais clareza que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo.
Assim, movida pela vontade de fazer o melhor e pela curiosidade dos alunos, este projeto foi elaborado.
Justificativa
O interesse de trabalhar com este tema partiu num primeiro momento  da observação das crianças no Self-service. Diariamente as criançasrecusam comer os legumes, verduras e até mesmo as frutas, tãonecessários ao seu crescimento e desenvolvimento. Alimentos sãopreparados com todo capricho e amor e desperdiçados no lixo.
Uma outra preocupação foi verificar que algumas crianças apresentamobesidade e outros um índice de crianças abaixo do peso.
Tal quadro nos mobiliza a realizar um trabalho prévio em sala deaula, bem como introduzir este assunto em nosso currículo e trabalharinterdisciplinariamente o tema alimentação de forma interessante elúdica
Estaremos também informando os pais de nossa proposta e pedindo acolaboração, incentivo e apoio dos mesmos para que juntos possamoscriar hábitos mais saudáveis de alimentação.
Tempo de Duração

40 dias.
Objetivos

Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
Contribuir para a promoção da saúde e para a prevenção da obesidade ede outras doenças;
Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentosmenos aceitos.
Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.

Conteúdos

Identificação e nomeação dos alimentos ( leite e derivados, frutas,verduras e legumes, guloseimas);
Informação dos valores nutritivos dos alimentos.
Etapas Previstas

Construir charadas sobre as frutas, legumes e verduras que misturem informações sobre a cor, o tamanho e o modo usual de consumo.
Colocar numa caixa, algumas frutas, legumes, verduras e temperos. Vendar os olhos do participante da vez. Solicitar então que escolhaalgo da caixa e através do olfato e do tato, descobrir o que tem nasmãos. Os benefícios dos alimentos podem ser discutidos com ascrianças.
Apresentar o alimento “in natura” em sala de aula para sua observação e exploração;
Mostrar obras de pintores (ex.: Salvador Dali, Tarsila do Amaral,Cézanne), conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, asformas. Apresentar o pintor Archiboldo Giuseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na construção de suas obras. Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente. Distribuir argila para as crianças modelarem os alimentosapresentados.
Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possuisobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/oque aprendemos);
Realizar uma oficina culinária para a elaboração de uma salada defrutas. Colocar sobre uma tábua as frutas, previamente higienizadas, para que as crianças cortem em pedaços pequenos utilizando utensílios plásticos. Arrumar as frutas picadas numa tigela e espremer o suco delaranja ou de outra fruta e servir.
Atividade semelhante pode ser feita com salada crua de legumes e verduras.
Pesquisa feita pelos alunos de gravura/fotos dos alimentos econstrução de um painel;
Apresentação da pirâmide dos alimentos;
Construir um jogo da memória a partir de imagens de alimentos emrevistas e encartes de supermercado. Dar preferência às frutas,legumes e verduras.
Construir com as crianças o cardápio diário dos alimentos;
Informar sobre cada alimento (nutrientes, derivados...);
• Informar a merenda do dia previamente aos horários das refeições;
Apresentar várias músicas relacionadas ao tema (“Sopa”, SandraPeres, coleção Palavra Cantada; “Pomar”, Paulo Tatit; “De abóbora fazmelão”.)
Leitura de histórias variadas sobre o tema (coleção “Hortolânia”,“Frutolândia”, “Sopa de legumes”, “Estou em forma?”, O grandeRabanete, etc.), “A cesta de Dona Maricota”, “Os Biscoitos de D.Lalá”.
Escrita coletiva de receitas;
Construção de lista de frutas, legumes, verduras...
Confecção de fantoches de dedo/ palito dos alimentos;
Identificar atividades de construção de raciocínio matemático que possam trabalhar com as frutas, verduras e legumes.
Realizar uma brincadeira com os alunos “brincando de feira”, discutindo como é vendido (quantidades), quais os preços (pesquisarantecipadamente), etc;
Cruzadinhas, jogo: roleta de frutas e legumes;
Confecção de quebra-cabeça/ jogo da memória/ jogo de encaixe (porexemplo: desenho da fruta e a letra inicial) dos alimentos;
Construção de bonecos com os alimentos.Produto finalCada sala deverá combinar previamente com as crianças o seu produtofinal.

Produto final (sugestão)

Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.

Bibliografia

MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.
BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
Sugestões:
álbum de figurinhas;
livro de receitas;
Apresentação de um teatro ou dramatização;
Trabalhos manuais;
Apresentação de uma música.

video



Fonte: professoressolidarios 


 Apresentação

Desde pequena, ouvia meus pais dizendo que tinha de comer muitas frutas, verduras e legumes, para crescer forte e saudável. Bem, elas não eram o que eu preferia mas, por obediência, comia.
Alguns anos se passaram e hoje reproduzo a fala de meus pais com meus alunos. No início, era apenas um conhecimento empírico, porém, sentindo a necessidade de estimular meus alunos de uma forma lúdica e atraente, fui buscando informações a respeito do assunto e agora, compreendo com mais clareza que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo.
Assim, movida pela vontade de fazer o melhor e pela curiosidade dos alunos, este projeto foi elaborado.
Justificativa
O interesse de trabalhar com este tema partiu num primeiro momento  da observação das crianças no Self-service. Diariamente as criançasrecusam comer os legumes, verduras e até mesmo as frutas, tãonecessários ao seu crescimento e desenvolvimento. Alimentos sãopreparados com todo capricho e amor e desperdiçados no lixo.
Uma outra preocupação foi verificar que algumas crianças apresentamobesidade e outros um índice de crianças abaixo do peso.
Tal quadro nos mobiliza a realizar um trabalho prévio em sala deaula, bem como introduzir este assunto em nosso currículo e trabalharinterdisciplinariamente o tema alimentação de forma interessante elúdica
Estaremos também informando os pais de nossa proposta e pedindo acolaboração, incentivo e apoio dos mesmos para que juntos possamoscriar hábitos mais saudáveis de alimentação.
Tempo de Duração

40 dias.
Objetivos

Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
Contribuir para a promoção da saúde e para a prevenção da obesidade ede outras doenças;
Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentosmenos aceitos.
Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.

Conteúdos

Identificação e nomeação dos alimentos ( leite e derivados, frutas,verduras e legumes, guloseimas);
Informação dos valores nutritivos dos alimentos.
Etapas Previstas

Construir charadas sobre as frutas, legumes e verduras que misturem informações sobre a cor, o tamanho e o modo usual de consumo.
Colocar numa caixa, algumas frutas, legumes, verduras e temperos. Vendar os olhos do participante da vez. Solicitar então que escolhaalgo da caixa e através do olfato e do tato, descobrir o que tem nasmãos. Os benefícios dos alimentos podem ser discutidos com ascrianças.
Apresentar o alimento “in natura” em sala de aula para sua observação e exploração;
Mostrar obras de pintores (ex.: Salvador Dali, Tarsila do Amaral,Cézanne), conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, asformas. Apresentar o pintor Archiboldo Giuseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na construção de suas obras. Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente. Distribuir argila para as crianças modelarem os alimentosapresentados.
Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possuisobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/oque aprendemos);
Realizar uma oficina culinária para a elaboração de uma salada defrutas. Colocar sobre uma tábua as frutas, previamente higienizadas, para que as crianças cortem em pedaços pequenos utilizando utensílios plásticos. Arrumar as frutas picadas numa tigela e espremer o suco delaranja ou de outra fruta e servir.
Atividade semelhante pode ser feita com salada crua de legumes e verduras.
Pesquisa feita pelos alunos de gravura/fotos dos alimentos econstrução de um painel;
Apresentação da pirâmide dos alimentos;
Construir um jogo da memória a partir de imagens de alimentos emrevistas e encartes de supermercado. Dar preferência às frutas,legumes e verduras.
Construir com as crianças o cardápio diário dos alimentos;
Informar sobre cada alimento (nutrientes, derivados...);
• Informar a merenda do dia previamente aos horários das refeições;
Apresentar várias músicas relacionadas ao tema (“Sopa”, SandraPeres, coleção Palavra Cantada; “Pomar”, Paulo Tatit; “De abóbora fazmelão”.)
Leitura de histórias variadas sobre o tema (coleção “Hortolânia”,“Frutolândia”, “Sopa de legumes”, “Estou em forma?”, O grandeRabanete, etc.), “A cesta de Dona Maricota”, “Os Biscoitos de D.Lalá”.
Escrita coletiva de receitas;
Construção de lista de frutas, legumes, verduras...
Confecção de fantoches de dedo/ palito dos alimentos;
Identificar atividades de construção de raciocínio matemático que possam trabalhar com as frutas, verduras e legumes.
Realizar uma brincadeira com os alunos “brincando de feira”, discutindo como é vendido (quantidades), quais os preços (pesquisarantecipadamente), etc;
Cruzadinhas, jogo: roleta de frutas e legumes;
Confecção de quebra-cabeça/ jogo da memória/ jogo de encaixe (porexemplo: desenho da fruta e a letra inicial) dos alimentos;
Construção de bonecos com os alimentos.Produto finalCada sala deverá combinar previamente com as crianças o seu produtofinal.

Produto final (sugestão)

Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.

Bibliografia

MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.
BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
Sugestões:
álbum de figurinhas;
livro de receitas;
Apresentação de um teatro ou dramatização;
Trabalhos manuais;
Apresentação de uma música.

video



Fonte: professoressolidarios 

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