Ajudando seu aluno a conceituar números naturais
Você já observou crianças pequenas contando? Quando contam uma coleção
de objetos, “recitam” números, muitas vezes “saltando” alguns e
repetindo outros. Se os objetos estão espalhados, elas costumam contar
alguns mais de uma vez e deixar de contar outros. Além disso, não é
claro para algumas quando devem parar a contagem. Crianças neste
estágio, ainda não desenvolveram o conceito de número, mas ele está
presente em suas vidas – e isso incentiva suas primeiras tentativas de
contagem. As crianças levam para a escola essa “vontade” de contar, que
deve ser incentivada e explorada.
a) Atividades de contagem
Da mesma forma que uma criança aprende a falar enquanto fala
(corretamente ou não), ela deve aprender a contar enquanto conta.
Aproveite as muitas oportunidades que aparecem em sala de aula para
contar. Sempre que for significativo para os alunos, conte (e peça para
que as crianças contem) alunos, lápis, brinquedos, etc. Extrapole os
limites de contagem das crianças (por exemplo, se elas só contam até 10,
introduza a contagem com 15 ou 20 elementos). Não espere até que seu
aluno tenha o conceito pronto para fazer contagens (isso seria como
pedir que uma criança só falasse quando já soubesse fala corretamente).
b) Atividades estabelecendo relações entre coleções diferentes
Estas atividades (correspondência um a um entre os elementos de duas
coleções) conduzem á comparação de quantidades e preparam para o
conceito de igualdade e desigualdade entre números.
Por exemplo: Distribua para cada aluno 6 canetas e 6 tampas de caneta. Pergunte: “Há mais canetas do que tampas?”
Observe as estratégias utilizadas pelos alunos para comparar, pois
algumas disposições espaciais podem causar dificuldades nos primeiros
estágios. Peça então que os alunos retirem e coloquem as tampas nas
canetas. Em seguida, repita a pergunta.
Repita este tipo de atividade, variando os materiais e as quantidades
envolvidas, sempre permitindo que seus alunos desenvolvam suas próprias
estratégias de comparação. Você pode usar, por exemplo: pires e xícaras,
os próprios alunos e suas carteiras, pedras pequenas e pedras grandes,
etc. Aos poucos, os alunos devem concluir que a quantidades de objetos é
independente da forma e do tamanho (por exemplo: podem existem menos
pedras grandes que pedras pequenas, embora quando amontoadas, as pedras
grandes ocupem um volume maior do que as pedras pequenas).
c) Atividades lúdicas
Explore o gosto das crianças por jogos e brincadeiras para criar situações de aprendizagem.
Por exemplo: Jogo MAIOR LEVEZA
Para este jogo são utilizados 40 cartões, como ilustrado acima, que
apresentam a representação numérica e pictórica dos números de 1 a 10
(podemos também usar as cartas de um a dez de um baralho). Os cartões
são divididos por 2 crianças.
Cada criança abre um cartão de seu monte os valores são comparados. Quem
tiver o maior valor, fica com os dois cartões. Em caso de empate, novos
cartões são abertos e o aluno que tiver o maior número nesta nova
rodada ganha os quatro cartões. Ao final do jogo, ganha quem tiver mais
cartões.
Crie variações deste jogo, usando novos cartões com números e
representações pictóricas de cada valor para ampliar o limite numérico
(até 20, por exemplo).
* pesquisa retirada, resumida e adaptada do Programa Pró-Letramento (Matemática)
Ajudando seu aluno a conceituar números naturais
Você já observou crianças pequenas contando? Quando contam uma coleção
de objetos, “recitam” números, muitas vezes “saltando” alguns e
repetindo outros. Se os objetos estão espalhados, elas costumam contar
alguns mais de uma vez e deixar de contar outros. Além disso, não é
claro para algumas quando devem parar a contagem. Crianças neste
estágio, ainda não desenvolveram o conceito de número, mas ele está
presente em suas vidas – e isso incentiva suas primeiras tentativas de
contagem. As crianças levam para a escola essa “vontade” de contar, que
deve ser incentivada e explorada.
a) Atividades de contagem
Da mesma forma que uma criança aprende a falar enquanto fala
(corretamente ou não), ela deve aprender a contar enquanto conta.
Aproveite as muitas oportunidades que aparecem em sala de aula para
contar. Sempre que for significativo para os alunos, conte (e peça para
que as crianças contem) alunos, lápis, brinquedos, etc. Extrapole os
limites de contagem das crianças (por exemplo, se elas só contam até 10,
introduza a contagem com 15 ou 20 elementos). Não espere até que seu
aluno tenha o conceito pronto para fazer contagens (isso seria como
pedir que uma criança só falasse quando já soubesse fala corretamente).
b) Atividades estabelecendo relações entre coleções diferentes
Estas atividades (correspondência um a um entre os elementos de duas
coleções) conduzem á comparação de quantidades e preparam para o
conceito de igualdade e desigualdade entre números.
Por exemplo: Distribua para cada aluno 6 canetas e 6 tampas de caneta. Pergunte: “Há mais canetas do que tampas?”
Observe as estratégias utilizadas pelos alunos para comparar, pois
algumas disposições espaciais podem causar dificuldades nos primeiros
estágios. Peça então que os alunos retirem e coloquem as tampas nas
canetas. Em seguida, repita a pergunta.
Repita este tipo de atividade, variando os materiais e as quantidades
envolvidas, sempre permitindo que seus alunos desenvolvam suas próprias
estratégias de comparação. Você pode usar, por exemplo: pires e xícaras,
os próprios alunos e suas carteiras, pedras pequenas e pedras grandes,
etc. Aos poucos, os alunos devem concluir que a quantidades de objetos é
independente da forma e do tamanho (por exemplo: podem existem menos
pedras grandes que pedras pequenas, embora quando amontoadas, as pedras
grandes ocupem um volume maior do que as pedras pequenas).
c) Atividades lúdicas
Explore o gosto das crianças por jogos e brincadeiras para criar situações de aprendizagem.
Por exemplo: Jogo MAIOR LEVEZA
Para este jogo são utilizados 40 cartões, como ilustrado acima, que
apresentam a representação numérica e pictórica dos números de 1 a 10
(podemos também usar as cartas de um a dez de um baralho). Os cartões
são divididos por 2 crianças.
Cada criança abre um cartão de seu monte os valores são comparados. Quem
tiver o maior valor, fica com os dois cartões. Em caso de empate, novos
cartões são abertos e o aluno que tiver o maior número nesta nova
rodada ganha os quatro cartões. Ao final do jogo, ganha quem tiver mais
cartões.
Crie variações deste jogo, usando novos cartões com números e
representações pictóricas de cada valor para ampliar o limite numérico
(até 20, por exemplo).
* pesquisa retirada, resumida e adaptada do Programa Pró-Letramento (Matemática)
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