AVALIAÇÃO MENSAL DE HISTÓRIA




Aluno(a): ________________________Nº: ______   Data: _____/_____/_____     
Ano: _______________      Professora: _______________________________
        AVALIAÇÃO MENSAL DE HISTÓRIA                                           NOTA: ___________
                                                                                                                                                      Valor da prova (5.0)
Leia:
No Brasil muitos se envolveram com a causa do abolicionismo. Foram personalidades extremamente importantes por lutar pelos direitos dos negros, que resultaram em leis a favor dos negros escravos.
1. Relacione as leis assinadas para libertar os escravos, a partir de 1871: (1.0)
(1) Proibição do Tráfico Negreiro 1850.
(2) Lei do Ventre Livre 1871.
(3) Lei dos Sexagenários 1885.
(4) Lei Áurea 1888.
(   ) Seriam libertos os filhos de negros escravizados nascidos a partir de 28 de setembro daquele ano.
(   ) Assinada do dia 13 de maio pela princesa Isabel, filha do imperador dom Pedro II. Aboliu a escravidão no Brasil.
(   ) A partir dessa data estava proibido o comércio de negros escravizados da África para o Brasil.
(   ) Seriam libertos os negros escravizados com mais de 60 anos. Muitos, porém, não chegavam a viver até essa idade.
Leia:
Os escravos no Brasil eram geralmente representados como dóceis, dominados pela força e submissos aos senhores. Porém, muitos historiadores mostram a importância da resistência dos escravos aos senhores e o medo que os senhores sentiram diante dos quilombos, rebeldias, revoltas, atentados e fugas de escravos.
2. Descreva o que eram os quilombos. (1.0)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

A chegada dos imigrantes no Brasil foi a alternativa encontrada pelos grandes fazendeiros para suprimir a falta de mão de obra escrava. No século XIX, trabalhadores livres realizavam muitas atividades ligadas às fazendas de café e à produção cafeeira.

3. Depois dos negros escravizados, quais foram os trabalhadores livres que se ocuparam diretamente do cultivo do café? (0.5)
(   ) Imigrantes europeus e indígenas recapturados.
(   ) Imigrantes europeus, principalmente italianos e negros alforriados.
(   ) Imigrantes europeus e japoneses.
a) Explique o que foi o sistema de parceria praticado pelos barões de café em relação aos imigrantes.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
4. Explique o que eram: (1.0)
- Ideias abolicionistas
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
- Carta de alforria

_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
5. Escreva um pequeno texto usando as palavras: (1.0)
boias-frias
plantação de cana
fazenda
máquinas agrícolas
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
6. Descubra a frase: (0.5)




Aluno(a): ________________________Nº: ______   Data: _____/_____/_____     
Ano: _______________      Professora: _______________________________
        AVALIAÇÃO MENSAL DE HISTÓRIA                                           NOTA: ___________
                                                                                                                                                      Valor da prova (5.0)
Leia:
No Brasil muitos se envolveram com a causa do abolicionismo. Foram personalidades extremamente importantes por lutar pelos direitos dos negros, que resultaram em leis a favor dos negros escravos.
1. Relacione as leis assinadas para libertar os escravos, a partir de 1871: (1.0)
(1) Proibição do Tráfico Negreiro 1850.
(2) Lei do Ventre Livre 1871.
(3) Lei dos Sexagenários 1885.
(4) Lei Áurea 1888.
(   ) Seriam libertos os filhos de negros escravizados nascidos a partir de 28 de setembro daquele ano.
(   ) Assinada do dia 13 de maio pela princesa Isabel, filha do imperador dom Pedro II. Aboliu a escravidão no Brasil.
(   ) A partir dessa data estava proibido o comércio de negros escravizados da África para o Brasil.
(   ) Seriam libertos os negros escravizados com mais de 60 anos. Muitos, porém, não chegavam a viver até essa idade.
Leia:
Os escravos no Brasil eram geralmente representados como dóceis, dominados pela força e submissos aos senhores. Porém, muitos historiadores mostram a importância da resistência dos escravos aos senhores e o medo que os senhores sentiram diante dos quilombos, rebeldias, revoltas, atentados e fugas de escravos.
2. Descreva o que eram os quilombos. (1.0)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

A chegada dos imigrantes no Brasil foi a alternativa encontrada pelos grandes fazendeiros para suprimir a falta de mão de obra escrava. No século XIX, trabalhadores livres realizavam muitas atividades ligadas às fazendas de café e à produção cafeeira.

3. Depois dos negros escravizados, quais foram os trabalhadores livres que se ocuparam diretamente do cultivo do café? (0.5)
(   ) Imigrantes europeus e indígenas recapturados.
(   ) Imigrantes europeus, principalmente italianos e negros alforriados.
(   ) Imigrantes europeus e japoneses.
a) Explique o que foi o sistema de parceria praticado pelos barões de café em relação aos imigrantes.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
4. Explique o que eram: (1.0)
- Ideias abolicionistas
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
- Carta de alforria

_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
5. Escreva um pequeno texto usando as palavras: (1.0)
boias-frias
plantação de cana
fazenda
máquinas agrícolas
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
6. Descubra a frase: (0.5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário