Projeto Primavera
TEMA: Estação das Flores
DURAÇÃO: Março a Novembro de 2007.
PÚBLICO ALVO: Jardim I A e I B.
AUTORAS: Marisa Santa Rosa Bueno/ Carla Aparecida Fina Silva / Elizângela Gabriel / Fabiana Dourado
JUSTIFICATIVA:
Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores,
levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a
convivência da natureza proporciona.
OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as
linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e
as conseqüências.Despertar o interesse pela preservação do meio
ambiente, assim como as formas de vida
e sua sobrevivência.Observar o meio natural (Fotossíntese),
desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
CONTEÚDO: Atividades
orais e escritas;Plantio de diferentes mudas;Floreira;Jogos: Quebra
Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;Brincadeiras;Músicas e
Danças;Móbiles;Culinária (apresentação de chá);Pinturas, Dobraduras e
Recortes;Matérias recicláveis (sucatas);Histórias com
fantoches;Confecção de livros;Técnicas de pintura;Máscaras de flores
trabalhadas;Argila;Massinha de modelar;Confecção de esculturas em
flores;Painéis;Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas;
Rimas;Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);Passeio à
floricultura – Rosa de Sharon.
MATERIAS UTILIZADOS:Papéis
(sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom,
laminado).Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.Sucatas (garrafa
pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).Tesoura com
ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera,
giz de lousa, régua, gliter.Agulha de costura, fio de náilon, barbante,
fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.Sementes e mudas.
CULMINÂNCIA:
Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de
chá.AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio;
Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA:
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
- Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista Nova Escola – Setembro 2006.
- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
- Projetos Escolares – Educação Infantil.
-
Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pout-pourri das
canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas
crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por
elas próprias e outras com flores )
-
No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela
Jane Duboc - também é uma opção. ( Uma coreografia com os alunos
vestidos de girassol )
-
A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da
natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente... todos
os alunos executam o trabalho artistico e cada dia um irá para o
painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for
exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.
-
Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de
jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é
simpático e as crianças amam.
-
Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho
pequeno com um saquinho de terra e flores para as criancas montarem como
pais em casa também.
-
Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito
especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir
dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente.
Observar pode ser uma atividade interessante.
Mais idéias...
Idéia da Ana Margarida:
Sugiro
um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de
dobradura,pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e
graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil
como motivação para adicionar elementos no mural. você pode fazer um
motivo por dia, contando histórias ou ensinando musiquinhas com gestos e
expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de
histórias, fazendo um teatrinho.explorar texturas, cores, formas e a
natureza que é muito rica em elementos.
Idéia da Aline:
Que
tal iniciar com algumas musicas infantis?Um passeio pelo jardim
florido... mostrando alguns cuidados com as plantas...Que tal contar
historias e depois pedir q desenhem... fazer dobradura e dar a
eles.Trabalhar junto as cores da natureza... montar um cartaz com td qto
é tipo de flor e fazer colagem...sao algumas ideias..espero ajudar
Idéia da Gleiciane:
Música
da primavera:Desperta no bosque gentil primavera. Com ela chegou o
canto, gorgeio dos sábia.Tra lá lá lá tra lá lá. As flores se abrem no
bosque encantado Com ela chegou as flores ............ Eu esqueci mas
irei ver com as amigas do colégio e escrevo depois.Tra lá lá lá tra lá
lá.Espero ter ajuda-la
Idéia da Raquel:
Pode
trabalhar com um desfilemeninos e meninas!!Trabalhar cantigas de roda e
outrasa linda rosa juvenil, onde está a margarida,o cravo e a rosa etc.
Idéia da Graziela:
Então
fiz assim na escola q trabalho(todas as professoras)fizemos moldes de
flores de diversos tamanhos(ou vc faz da grande e vai diminuindo,ou cada
profa faz uma de um tamanho)a minha era grande...em papel canson
fizemos as flores com miolo amarelos e fizemos um mobile(contendo 4
flores em cada um ,com distancia entre as flores de mais ou menos 10 ,15
cm)enfeitamos a escola inteira assim e colocamos umas borbolestas a
entrada ficou linda e é super pratico e rapido de faz(ahh a linha
utilizada para fazer o mobile,foi linha de pesca,e em cada flor dava-se
um nó para ela não escorregar para a de baixo)Espero ter ajudado,as
crianças levarão uma flor igual a q colocamos no mobile,só q num palito
de churrasco..e com as crianças,fizemos um cartaz(com 2 cartolinas onde
eles colocavam bolinhas de papel no caule da arvore,etc>>e uma
maquete/a maquete foi feita pela escola inteira)alunos e profs)
Idéia da Andreia Catarina:
Vamos
fazer a dramatização..."Sabiá lá na gaiola fez um
buraquinho...voou,voou,voou...E a menina que gostava tanto do
bichinho...chorou, chorou,chorou...Sabiá fugiu pro terreiro, foi morar
lá no abacateiro, e a menina pois-se a chamar :-Vem cá sabiá,vem cá.
Sábia respondeu de lá:-Não chores que vou voltar...
Idéia da Lú:
Tem uma histórinha da minhoquinha dorminhoca e tb tem até música da primavera,o site é www.papacaio.com.br e tb tem a música da margarida.Um abraço espero que tenho ajudado
Poesias:
1)- NO JARDIM - HELENA PINTO VIEIRA
JARDINEIRO, JARDINEIRO
VAI REGAR O TEU CANTEIRO
LINDAS FLORESLINDAS FLORES
COLHERÁS O ANO INTEIRO
2)- PRIMAVERA - CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES
A PRIMAVERA EXPLODIUEM FOLHAS E CORES NOVAS!
QUEM FEZ TUDO NINGUÉM VIUMAS AS FLORES SÃO AS PROVAS
3)- PRIMAVERA - (autor desconhecido)
O JARDIM ESTÁ FLORIDO
LINDAS FLORES MULTICORES
TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES
FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS
PASSARINHOS A CANTAR
É A PRIMAVERA QUE CHEGOU
PARA TODOS ALEGRAR
LINDA PRIMAVERA
COMO VOCÊ É LINDA
COMO VOCÊ É LINDA
É A PRIMAVERA
NO JARDIM DA BEM VINDA
HÁ FLORES LINDAS E BELAS.
NA PRIMAVERA
SURGEM AS ROSAS E OS CRAVOS
A NATUREZA IMPERA
NO SÍTIO DO ROSALVO.
O AR FICA CHEIROSO
FAZ BEM PARA AS NARINAS
TUDO SE TORNA FORMOSO
PARAÍSO DAS MENINAS.
LINDA PRIMAVERA
COM PÉTALAS A ABRIR
A COISA MAIS SINGELA
QUE PODEMOS ASSISTIR.
ÉPOCA DE ALEGRIA
QUE TRANSMITE MUITA CALMA
NADA DISSO EXISTIRIA
SE NÃO HOUVESSE A ALMA.
DESABROCHAM LINDAS FLORES
E CHEIROSAS TAMBÉM
DE ONDE SURGEM OS FRUTOS
E EXCELENTES ARES CONTÊM.
( ANTONIO CÍCERO DA SILVA )
Projeto Primavera
TEMA: Estação das Flores
DURAÇÃO: Março a Novembro de 2007.
PÚBLICO ALVO: Jardim I A e I B.
AUTORAS: Marisa Santa Rosa Bueno/ Carla Aparecida Fina Silva / Elizângela Gabriel / Fabiana Dourado
JUSTIFICATIVA:
Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores,
levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a
convivência da natureza proporciona.
OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as
linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e
as conseqüências.Despertar o interesse pela preservação do meio
ambiente, assim como as formas de vida
e sua sobrevivência.Observar o meio natural (Fotossíntese),
desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
CONTEÚDO: Atividades
orais e escritas;Plantio de diferentes mudas;Floreira;Jogos: Quebra
Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;Brincadeiras;Músicas e
Danças;Móbiles;Culinária (apresentação de chá);Pinturas, Dobraduras e
Recortes;Matérias recicláveis (sucatas);Histórias com
fantoches;Confecção de livros;Técnicas de pintura;Máscaras de flores
trabalhadas;Argila;Massinha de modelar;Confecção de esculturas em
flores;Painéis;Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas;
Rimas;Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);Passeio à
floricultura – Rosa de Sharon.
MATERIAS UTILIZADOS:Papéis
(sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom,
laminado).Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.Sucatas (garrafa
pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).Tesoura com
ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera,
giz de lousa, régua, gliter.Agulha de costura, fio de náilon, barbante,
fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.Sementes e mudas.
CULMINÂNCIA:
Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de
chá.AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio;
Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA:
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
- Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista Nova Escola – Setembro 2006.
- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
- Projetos Escolares – Educação Infantil.
-
Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pout-pourri das
canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas
crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por
elas próprias e outras com flores )
-
No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela
Jane Duboc - também é uma opção. ( Uma coreografia com os alunos
vestidos de girassol )
-
A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da
natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente... todos
os alunos executam o trabalho artistico e cada dia um irá para o
painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for
exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.
-
Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de
jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é
simpático e as crianças amam.
-
Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho
pequeno com um saquinho de terra e flores para as criancas montarem como
pais em casa também.
-
Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito
especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir
dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente.
Observar pode ser uma atividade interessante.
Mais idéias...
Idéia da Ana Margarida:
Sugiro
um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de
dobradura,pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e
graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil
como motivação para adicionar elementos no mural. você pode fazer um
motivo por dia, contando histórias ou ensinando musiquinhas com gestos e
expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de
histórias, fazendo um teatrinho.explorar texturas, cores, formas e a
natureza que é muito rica em elementos.
Idéia da Aline:
Que
tal iniciar com algumas musicas infantis?Um passeio pelo jardim
florido... mostrando alguns cuidados com as plantas...Que tal contar
historias e depois pedir q desenhem... fazer dobradura e dar a
eles.Trabalhar junto as cores da natureza... montar um cartaz com td qto
é tipo de flor e fazer colagem...sao algumas ideias..espero ajudar
Idéia da Gleiciane:
Música
da primavera:Desperta no bosque gentil primavera. Com ela chegou o
canto, gorgeio dos sábia.Tra lá lá lá tra lá lá. As flores se abrem no
bosque encantado Com ela chegou as flores ............ Eu esqueci mas
irei ver com as amigas do colégio e escrevo depois.Tra lá lá lá tra lá
lá.Espero ter ajuda-la
Idéia da Raquel:
Pode
trabalhar com um desfilemeninos e meninas!!Trabalhar cantigas de roda e
outrasa linda rosa juvenil, onde está a margarida,o cravo e a rosa etc.
Idéia da Graziela:
Então
fiz assim na escola q trabalho(todas as professoras)fizemos moldes de
flores de diversos tamanhos(ou vc faz da grande e vai diminuindo,ou cada
profa faz uma de um tamanho)a minha era grande...em papel canson
fizemos as flores com miolo amarelos e fizemos um mobile(contendo 4
flores em cada um ,com distancia entre as flores de mais ou menos 10 ,15
cm)enfeitamos a escola inteira assim e colocamos umas borbolestas a
entrada ficou linda e é super pratico e rapido de faz(ahh a linha
utilizada para fazer o mobile,foi linha de pesca,e em cada flor dava-se
um nó para ela não escorregar para a de baixo)Espero ter ajudado,as
crianças levarão uma flor igual a q colocamos no mobile,só q num palito
de churrasco..e com as crianças,fizemos um cartaz(com 2 cartolinas onde
eles colocavam bolinhas de papel no caule da arvore,etc>>e uma
maquete/a maquete foi feita pela escola inteira)alunos e profs)
Idéia da Andreia Catarina:
Vamos
fazer a dramatização..."Sabiá lá na gaiola fez um
buraquinho...voou,voou,voou...E a menina que gostava tanto do
bichinho...chorou, chorou,chorou...Sabiá fugiu pro terreiro, foi morar
lá no abacateiro, e a menina pois-se a chamar :-Vem cá sabiá,vem cá.
Sábia respondeu de lá:-Não chores que vou voltar...
Idéia da Lú:
Tem uma histórinha da minhoquinha dorminhoca e tb tem até música da primavera,o site é www.papacaio.com.br e tb tem a música da margarida.Um abraço espero que tenho ajudado
Poesias:
1)- NO JARDIM - HELENA PINTO VIEIRA
JARDINEIRO, JARDINEIRO
VAI REGAR O TEU CANTEIRO
LINDAS FLORESLINDAS FLORES
COLHERÁS O ANO INTEIRO
2)- PRIMAVERA - CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES
A PRIMAVERA EXPLODIUEM FOLHAS E CORES NOVAS!
QUEM FEZ TUDO NINGUÉM VIUMAS AS FLORES SÃO AS PROVAS
3)- PRIMAVERA - (autor desconhecido)
O JARDIM ESTÁ FLORIDO
LINDAS FLORES MULTICORES
TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES
FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS
PASSARINHOS A CANTAR
É A PRIMAVERA QUE CHEGOU
PARA TODOS ALEGRAR
LINDA PRIMAVERA
COMO VOCÊ É LINDA
COMO VOCÊ É LINDA
É A PRIMAVERA
NO JARDIM DA BEM VINDA
HÁ FLORES LINDAS E BELAS.
NA PRIMAVERA
SURGEM AS ROSAS E OS CRAVOS
A NATUREZA IMPERA
NO SÍTIO DO ROSALVO.
O AR FICA CHEIROSO
FAZ BEM PARA AS NARINAS
TUDO SE TORNA FORMOSO
PARAÍSO DAS MENINAS.
LINDA PRIMAVERA
COM PÉTALAS A ABRIR
A COISA MAIS SINGELA
QUE PODEMOS ASSISTIR.
ÉPOCA DE ALEGRIA
QUE TRANSMITE MUITA CALMA
NADA DISSO EXISTIRIA
SE NÃO HOUVESSE A ALMA.
DESABROCHAM LINDAS FLORES
E CHEIROSAS TAMBÉM
DE ONDE SURGEM OS FRUTOS
E EXCELENTES ARES CONTÊM.
( ANTONIO CÍCERO DA SILVA )
Nenhum comentário:
Postar um comentário