Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Calcular a fração de uma quantidade
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A ideia de fração
Estratégias e recursos da aula
Primeira aula
Entregar para cada criança meia folha ofício de papel quadriculado.
Dar o seguinte desafio:
"Hoje, saí de casa com R$ 16,00. Ao chegar à escola, resolvi fazer um lanche e gastei 1/4 dos meus R$16,00. Que valor gastei no meu lanche? Vamos pensar em uma forma bem simples de resolver este problema?"
Pedir que as crianças recortem de seus papeis quadriculados, um quadrado formado por 16 quadradinhos.
Este número representará o valor inicial do problema
Agora, usando um lápis de cor, pedir que pintem 1/4 desses quadradinhos.
Dar a seguinte dica e deixar que pensem sobre ela:
“Posso ler este pedido de duas formas:
Um quarto de dezesseis ou a quarta parte de dezesseis.
Como faço, então, para achar a quarta parte de dezesseis?"
Depois que perceberem que teremos que dividir por quatro, deixar que resolvam.
1/4 de 16 = 4
Depois que todos tenham conseguido chegar à resposta, pedir que redijam uma resposta para o problema. Por exemplo: Gastei no meu lanche R$ 4,00.
Dar outros desafios como esse.
Pedir que cortem 12 quadradinhos e pintem um terço desta quantidade:
1/3 de 12 = 4
Depois de fazer alguns exercícios como esse, pedir que colem os pedaços usados da folha quadriculada no caderno e registrem a sua descoberta.
Professor, é importante que cada um registre sua descoberta com as suas próprias palavras ou que o registro seja feito de forma coletiva: em pequenos grupos ou no grupão com a ajuda do professor para organizar a fala das crianças.
Dar exercícios para verificação da aprendizagem.
Exemplo:
“O professor de Educação Física de uma turma com 30 alunos resolveu pesquisar a preferência de esporte com bola de cada criança. A regra que impôs ao fazer a sua pesquisa era que cada criança só poderia escolher um esporte
.
Ele chegou ao seguinte resultado:
1/2 das crianças gostavam mais de futebol.
1/3 das crianças gostavam mais de voleibol
1/6 das crianças gostavam mais de basquetebol"
Calcule:
Quantos alunos escolheram:
a) futebol?
b) voleibol?
c) basquetebol?
Segunda aula
Dividir a turma em grupos.
Dar a outra metade da folha ofício quadriculada para cada criança e propor o seguinte desafio:
"Como faço para calcular 2/5 de 10?"
Relembrar com eles os passos descobertos na primeira aula dada, onde calculamos frações de um número com numerador 1.
Pedir que recortem um retângulo com 10 quadradinho da folha quadriculada e tentem resolver o desafio. Andar pelos grupos, fazendo perguntas e observando a realização da atividade. Depois que todos os grupos chegarem ao resultado, fazer o desenho no quadro para que as crianças possam conferir
Assim:
2/5 de 10 = 4
Fazer outros pedidos ainda usando o papel quadriculado:
Pedir que cortem 6 quadradinhos e marquem 2/3 deste valor.
Assim:
2/3 de 6 = 4
Mais uma vez, pedir que colem as tiras usadas no caderno, registrando as descobertas feitas pela turma.
Dar novos desafios no caderno para que resolvam.
Professor, não monte nenhuma regra antes que as crianças percebam o percurso que estão traçando. É importante que experimentem muit o concretamente estas experiências, antes de transformá-las em regras abstratas.
Dar novos desafios individuais , sempre com números pequenos, para que possam, desenhar suas experimentações.
Exemplo:
Observe esta caixa de chocolates:
Calcule o número de bombons que corresponde a cada fração:
a) 1/6
b) 2/6
c) 5/6
d) 1/5
e) 3/5
Mais tarde, quando as crianças já estiverem trabalhando com números grandes, o desafio abaixo poderá ser bem explorado, pois poderá conjugar os conteúdos de fração e tempo.
Sessenta minutos correspondem a 1 hora. Quantos minutos correspondem a:
a) 1/2 de 1 hora?
b) 1/6 de hora?
c) 4/6 de hora?
Dicas e sugestões:
Professor:
Para iniciar este trabalho, em vez do papel quadriculado, use as barras de cuisenaire.
Entregar para cada criança meia folha ofício de papel quadriculado.
Dar o seguinte desafio:
"Hoje, saí de casa com R$ 16,00. Ao chegar à escola, resolvi fazer um lanche e gastei 1/4 dos meus R$16,00. Que valor gastei no meu lanche? Vamos pensar em uma forma bem simples de resolver este problema?"
Pedir que as crianças recortem de seus papeis quadriculados, um quadrado formado por 16 quadradinhos.
Este número representará o valor inicial do problema
Agora, usando um lápis de cor, pedir que pintem 1/4 desses quadradinhos.
Dar a seguinte dica e deixar que pensem sobre ela:
“Posso ler este pedido de duas formas:
Um quarto de dezesseis ou a quarta parte de dezesseis.
Como faço, então, para achar a quarta parte de dezesseis?"
Depois que perceberem que teremos que dividir por quatro, deixar que resolvam.
1/4 de 16 = 4
Depois que todos tenham conseguido chegar à resposta, pedir que redijam uma resposta para o problema. Por exemplo: Gastei no meu lanche R$ 4,00.
Dar outros desafios como esse.
Pedir que cortem 12 quadradinhos e pintem um terço desta quantidade:
1/3 de 12 = 4
Depois de fazer alguns exercícios como esse, pedir que colem os pedaços usados da folha quadriculada no caderno e registrem a sua descoberta.
Professor, é importante que cada um registre sua descoberta com as suas próprias palavras ou que o registro seja feito de forma coletiva: em pequenos grupos ou no grupão com a ajuda do professor para organizar a fala das crianças.
Dar exercícios para verificação da aprendizagem.
Exemplo:
“O professor de Educação Física de uma turma com 30 alunos resolveu pesquisar a preferência de esporte com bola de cada criança. A regra que impôs ao fazer a sua pesquisa era que cada criança só poderia escolher um esporte
.
Ele chegou ao seguinte resultado:
1/2 das crianças gostavam mais de futebol.
1/3 das crianças gostavam mais de voleibol
1/6 das crianças gostavam mais de basquetebol"
Calcule:
Quantos alunos escolheram:
a) futebol?
b) voleibol?
c) basquetebol?
Segunda aula
Dividir a turma em grupos.
Dar a outra metade da folha ofício quadriculada para cada criança e propor o seguinte desafio:
"Como faço para calcular 2/5 de 10?"
Relembrar com eles os passos descobertos na primeira aula dada, onde calculamos frações de um número com numerador 1.
Pedir que recortem um retângulo com 10 quadradinho da folha quadriculada e tentem resolver o desafio. Andar pelos grupos, fazendo perguntas e observando a realização da atividade. Depois que todos os grupos chegarem ao resultado, fazer o desenho no quadro para que as crianças possam conferir
Assim:
2/5 de 10 = 4
Fazer outros pedidos ainda usando o papel quadriculado:
Pedir que cortem 6 quadradinhos e marquem 2/3 deste valor.
Assim:
2/3 de 6 = 4
Mais uma vez, pedir que colem as tiras usadas no caderno, registrando as descobertas feitas pela turma.
Dar novos desafios no caderno para que resolvam.
Professor, não monte nenhuma regra antes que as crianças percebam o percurso que estão traçando. É importante que experimentem muit o concretamente estas experiências, antes de transformá-las em regras abstratas.
Dar novos desafios individuais , sempre com números pequenos, para que possam, desenhar suas experimentações.
Exemplo:
Observe esta caixa de chocolates:
Calcule o número de bombons que corresponde a cada fração:
a) 1/6
b) 2/6
c) 5/6
d) 1/5
e) 3/5
Mais tarde, quando as crianças já estiverem trabalhando com números grandes, o desafio abaixo poderá ser bem explorado, pois poderá conjugar os conteúdos de fração e tempo.
Sessenta minutos correspondem a 1 hora. Quantos minutos correspondem a:
a) 1/2 de 1 hora?
b) 1/6 de hora?
c) 4/6 de hora?
Dicas e sugestões:
Professor:
Para iniciar este trabalho, em vez do papel quadriculado, use as barras de cuisenaire.
Avaliação
A avaliação desta aula poderá ser realizada por meio dos exercícios individuais realizados pelas crianças.
FONTE AULA: PORTAL DO PROFESSOR, ATIVIDADES: AMANDA CANGUSSU.
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Calcular a fração de uma quantidade
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A ideia de fração
Estratégias e recursos da aula
Primeira aula
Entregar para cada criança meia folha ofício de papel quadriculado.
Dar o seguinte desafio:
"Hoje, saí de casa com R$ 16,00. Ao chegar à escola, resolvi fazer um lanche e gastei 1/4 dos meus R$16,00. Que valor gastei no meu lanche? Vamos pensar em uma forma bem simples de resolver este problema?"
Pedir que as crianças recortem de seus papeis quadriculados, um quadrado formado por 16 quadradinhos.
Este número representará o valor inicial do problema
Agora, usando um lápis de cor, pedir que pintem 1/4 desses quadradinhos.
Dar a seguinte dica e deixar que pensem sobre ela:
“Posso ler este pedido de duas formas:
Um quarto de dezesseis ou a quarta parte de dezesseis.
Como faço, então, para achar a quarta parte de dezesseis?"
Depois que perceberem que teremos que dividir por quatro, deixar que resolvam.
1/4 de 16 = 4
Depois que todos tenham conseguido chegar à resposta, pedir que redijam uma resposta para o problema. Por exemplo: Gastei no meu lanche R$ 4,00.
Dar outros desafios como esse.
Pedir que cortem 12 quadradinhos e pintem um terço desta quantidade:
1/3 de 12 = 4
Depois de fazer alguns exercícios como esse, pedir que colem os pedaços usados da folha quadriculada no caderno e registrem a sua descoberta.
Professor, é importante que cada um registre sua descoberta com as suas próprias palavras ou que o registro seja feito de forma coletiva: em pequenos grupos ou no grupão com a ajuda do professor para organizar a fala das crianças.
Dar exercícios para verificação da aprendizagem.
Exemplo:
“O professor de Educação Física de uma turma com 30 alunos resolveu pesquisar a preferência de esporte com bola de cada criança. A regra que impôs ao fazer a sua pesquisa era que cada criança só poderia escolher um esporte
.
Ele chegou ao seguinte resultado:
1/2 das crianças gostavam mais de futebol.
1/3 das crianças gostavam mais de voleibol
1/6 das crianças gostavam mais de basquetebol"
Calcule:
Quantos alunos escolheram:
a) futebol?
b) voleibol?
c) basquetebol?
Segunda aula
Dividir a turma em grupos.
Dar a outra metade da folha ofício quadriculada para cada criança e propor o seguinte desafio:
"Como faço para calcular 2/5 de 10?"
Relembrar com eles os passos descobertos na primeira aula dada, onde calculamos frações de um número com numerador 1.
Pedir que recortem um retângulo com 10 quadradinho da folha quadriculada e tentem resolver o desafio. Andar pelos grupos, fazendo perguntas e observando a realização da atividade. Depois que todos os grupos chegarem ao resultado, fazer o desenho no quadro para que as crianças possam conferir
Assim:
2/5 de 10 = 4
Fazer outros pedidos ainda usando o papel quadriculado:
Pedir que cortem 6 quadradinhos e marquem 2/3 deste valor.
Assim:
2/3 de 6 = 4
Mais uma vez, pedir que colem as tiras usadas no caderno, registrando as descobertas feitas pela turma.
Dar novos desafios no caderno para que resolvam.
Professor, não monte nenhuma regra antes que as crianças percebam o percurso que estão traçando. É importante que experimentem muit o concretamente estas experiências, antes de transformá-las em regras abstratas.
Dar novos desafios individuais , sempre com números pequenos, para que possam, desenhar suas experimentações.
Exemplo:
Observe esta caixa de chocolates:
Calcule o número de bombons que corresponde a cada fração:
a) 1/6
b) 2/6
c) 5/6
d) 1/5
e) 3/5
Mais tarde, quando as crianças já estiverem trabalhando com números grandes, o desafio abaixo poderá ser bem explorado, pois poderá conjugar os conteúdos de fração e tempo.
Sessenta minutos correspondem a 1 hora. Quantos minutos correspondem a:
a) 1/2 de 1 hora?
b) 1/6 de hora?
c) 4/6 de hora?
Dicas e sugestões:
Professor:
Para iniciar este trabalho, em vez do papel quadriculado, use as barras de cuisenaire.
Entregar para cada criança meia folha ofício de papel quadriculado.
Dar o seguinte desafio:
"Hoje, saí de casa com R$ 16,00. Ao chegar à escola, resolvi fazer um lanche e gastei 1/4 dos meus R$16,00. Que valor gastei no meu lanche? Vamos pensar em uma forma bem simples de resolver este problema?"
Pedir que as crianças recortem de seus papeis quadriculados, um quadrado formado por 16 quadradinhos.
Este número representará o valor inicial do problema
Agora, usando um lápis de cor, pedir que pintem 1/4 desses quadradinhos.
Dar a seguinte dica e deixar que pensem sobre ela:
“Posso ler este pedido de duas formas:
Um quarto de dezesseis ou a quarta parte de dezesseis.
Como faço, então, para achar a quarta parte de dezesseis?"
Depois que perceberem que teremos que dividir por quatro, deixar que resolvam.
1/4 de 16 = 4
Depois que todos tenham conseguido chegar à resposta, pedir que redijam uma resposta para o problema. Por exemplo: Gastei no meu lanche R$ 4,00.
Dar outros desafios como esse.
Pedir que cortem 12 quadradinhos e pintem um terço desta quantidade:
1/3 de 12 = 4
Depois de fazer alguns exercícios como esse, pedir que colem os pedaços usados da folha quadriculada no caderno e registrem a sua descoberta.
Professor, é importante que cada um registre sua descoberta com as suas próprias palavras ou que o registro seja feito de forma coletiva: em pequenos grupos ou no grupão com a ajuda do professor para organizar a fala das crianças.
Dar exercícios para verificação da aprendizagem.
Exemplo:
“O professor de Educação Física de uma turma com 30 alunos resolveu pesquisar a preferência de esporte com bola de cada criança. A regra que impôs ao fazer a sua pesquisa era que cada criança só poderia escolher um esporte
.
Ele chegou ao seguinte resultado:
1/2 das crianças gostavam mais de futebol.
1/3 das crianças gostavam mais de voleibol
1/6 das crianças gostavam mais de basquetebol"
Calcule:
Quantos alunos escolheram:
a) futebol?
b) voleibol?
c) basquetebol?
Segunda aula
Dividir a turma em grupos.
Dar a outra metade da folha ofício quadriculada para cada criança e propor o seguinte desafio:
"Como faço para calcular 2/5 de 10?"
Relembrar com eles os passos descobertos na primeira aula dada, onde calculamos frações de um número com numerador 1.
Pedir que recortem um retângulo com 10 quadradinho da folha quadriculada e tentem resolver o desafio. Andar pelos grupos, fazendo perguntas e observando a realização da atividade. Depois que todos os grupos chegarem ao resultado, fazer o desenho no quadro para que as crianças possam conferir
Assim:
2/5 de 10 = 4
Fazer outros pedidos ainda usando o papel quadriculado:
Pedir que cortem 6 quadradinhos e marquem 2/3 deste valor.
Assim:
2/3 de 6 = 4
Mais uma vez, pedir que colem as tiras usadas no caderno, registrando as descobertas feitas pela turma.
Dar novos desafios no caderno para que resolvam.
Professor, não monte nenhuma regra antes que as crianças percebam o percurso que estão traçando. É importante que experimentem muit o concretamente estas experiências, antes de transformá-las em regras abstratas.
Dar novos desafios individuais , sempre com números pequenos, para que possam, desenhar suas experimentações.
Exemplo:
Observe esta caixa de chocolates:
Calcule o número de bombons que corresponde a cada fração:
a) 1/6
b) 2/6
c) 5/6
d) 1/5
e) 3/5
Mais tarde, quando as crianças já estiverem trabalhando com números grandes, o desafio abaixo poderá ser bem explorado, pois poderá conjugar os conteúdos de fração e tempo.
Sessenta minutos correspondem a 1 hora. Quantos minutos correspondem a:
a) 1/2 de 1 hora?
b) 1/6 de hora?
c) 4/6 de hora?
Dicas e sugestões:
Professor:
Para iniciar este trabalho, em vez do papel quadriculado, use as barras de cuisenaire.
Avaliação
A avaliação desta aula poderá ser realizada por meio dos exercícios individuais realizados pelas crianças.
FONTE AULA: PORTAL DO PROFESSOR, ATIVIDADES: AMANDA CANGUSSU.
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