Justificativa:
O Projeto a ser elaborado terá como a finalidade despertar o
interesse em nossos alunos para os conteúdos selecionados a fim de tornar a aula
mais atraente para os educandos de primeira série.
O Projeto teve como ponto de partida um trabalho de levantamento
dos questionamentos e das curiosidades dos educandos sobre o que gostariam de
estudar nesse ano.
Partindo desses
questionamentos, selecionamos temas mais significativos para os nossos alunos e
optamos por um projeto de grande interesse das crianças: “Literatura de
Monteiro Lobato”.
Trabalharemos com o folclore das lendas e personagens do sítio de
que as crianças mais gostam (pesquisas junto a eles).
Objetivos
Gerais:
·
Desenvolver o conhecimento
da Língua Portuguesa para que o aluno possa usá-lo como meio facilitador de
comunicação e expressão na sociedade letrada em que vive.
·
Possibilitar o processo
ensino-aprendizagem mais atraente através do tema do projeto, respeitando a
bagagem de experiências que a criança traz para a escola.
·
Contribuir para a
integração entre as disciplinas.
·
Estabelecer as possíveis
relações entre o trabalho com a Literatura Infantil e o desenvolvimento da
imaginação e criatividade infantis.
Desenvolvimento:
Numa abordagem inicial
estudaremos o tema “LITERATURA DE
MONTEIRO LOBATO” dividido em dois subtemas:
1.
Literatura:
obra e vida de Monteiro Lobato, mais precisamente a obra infantil “SÍTIO DO
PICA-PAU AMARELO”
2.
Folclore
das lendas e personagens do sítio.
Aprofundaremos estes
subtemas , abrangendo as histórias, as fábulas, as músicas, as personagens, os
vídeos do sítio, as revistas e histórias em quadrinhos.
Faremos a integração entre as disciplinas
e o uso dos subtemas da seguinte forma:
Conteúdos:
PORTUGUÊS:
·
Textos e obras de Monteiro
Lobato
·
Expressão oral e
interpretação dos textos
·
Produção de pequenos
textos
·
Reconstrução silábica e
alfabética de palavras dos textos e dos nomes dos personagens do Sítio do
Pica-pau Amarelo
Matemática:
·
Comparação de quantidades,
ordem e seqüência numérica
·
Situações-problemas e
desafios envolvendo as situações abordadas nas histórias do Sítio do Pica-pau
amarelo
·
Sistema de Numeração
Decimal- unidades e dezenas
·
Jogos com números e com
material dourado
Geografia
·
O lugar onde vivemos
·
A cidade e o campo
·
Ambiente natural e
modificado
·
As diferenças entre os
costumes da cidade e do campo
História
·
A história de vida do
aluno na cidade em comparação com as histórias de vida das crianças do sítio
·
Folclore e tradições
·
Os personagens folclóricos
e lendas do Sítio do Pica-pau Amarelo
Ciências
e saúde:
·
Os vegetais: como são,
suas utilidades, como nascem e como as plantas se alimentam.
·
Os animais: como são, como
vivem, como nascem e se alimentam.
·
Alimentação
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
·
Dramatização
·
Desenhos e pinturas
·
Colagens, recortes,
painéis
·
Canções folclóricas e
músicas do CD do Sítio
·
Histórias do Sítio
gravadas em DVDs
·
Dobraduras
·
Montagem e execução de
livrinhos e painéis.
EDUCAÇÃO Física:
·
Atividades rítmicas
·
Brincadeiras infantis
·
Rodas cantadas e
dramatizadas
·
Brincadeiras folclóricas,
danças folclóricas
·
Jogos e recreação
Período de duração: Ano letivo de 2009
Culminância:
O
resultado do projeto será apresentado em exposição para a comunidade dos
trabalhos e livrinhos feitos pelas crianças.
Avaliação:
·
Avaliação será sempre
contínua, presente no dia-a-dia, observando o interesse, a participação
individual e em grupo, o desempenho nas atividades propostas e a assiduidade
dos alunos;
·
Organização e apreciação
dos trabalhos criados pelos alunos, através de portfólio.
Justificativa:
O Projeto a ser elaborado terá como a finalidade despertar o
interesse em nossos alunos para os conteúdos selecionados a fim de tornar a aula
mais atraente para os educandos de primeira série.
O Projeto teve como ponto de partida um trabalho de levantamento
dos questionamentos e das curiosidades dos educandos sobre o que gostariam de
estudar nesse ano.
Partindo desses
questionamentos, selecionamos temas mais significativos para os nossos alunos e
optamos por um projeto de grande interesse das crianças: “Literatura de
Monteiro Lobato”.
Trabalharemos com o folclore das lendas e personagens do sítio de
que as crianças mais gostam (pesquisas junto a eles).
Objetivos
Gerais:
·
Desenvolver o conhecimento
da Língua Portuguesa para que o aluno possa usá-lo como meio facilitador de
comunicação e expressão na sociedade letrada em que vive.
·
Possibilitar o processo
ensino-aprendizagem mais atraente através do tema do projeto, respeitando a
bagagem de experiências que a criança traz para a escola.
·
Contribuir para a
integração entre as disciplinas.
·
Estabelecer as possíveis
relações entre o trabalho com a Literatura Infantil e o desenvolvimento da
imaginação e criatividade infantis.
Desenvolvimento:
Numa abordagem inicial
estudaremos o tema “LITERATURA DE
MONTEIRO LOBATO” dividido em dois subtemas:
1.
Literatura:
obra e vida de Monteiro Lobato, mais precisamente a obra infantil “SÍTIO DO
PICA-PAU AMARELO”
2.
Folclore
das lendas e personagens do sítio.
Aprofundaremos estes
subtemas , abrangendo as histórias, as fábulas, as músicas, as personagens, os
vídeos do sítio, as revistas e histórias em quadrinhos.
Faremos a integração entre as disciplinas
e o uso dos subtemas da seguinte forma:
Conteúdos:
PORTUGUÊS:
·
Textos e obras de Monteiro
Lobato
·
Expressão oral e
interpretação dos textos
·
Produção de pequenos
textos
·
Reconstrução silábica e
alfabética de palavras dos textos e dos nomes dos personagens do Sítio do
Pica-pau Amarelo
Matemática:
·
Comparação de quantidades,
ordem e seqüência numérica
·
Situações-problemas e
desafios envolvendo as situações abordadas nas histórias do Sítio do Pica-pau
amarelo
·
Sistema de Numeração
Decimal- unidades e dezenas
·
Jogos com números e com
material dourado
Geografia
·
O lugar onde vivemos
·
A cidade e o campo
·
Ambiente natural e
modificado
·
As diferenças entre os
costumes da cidade e do campo
História
·
A história de vida do
aluno na cidade em comparação com as histórias de vida das crianças do sítio
·
Folclore e tradições
·
Os personagens folclóricos
e lendas do Sítio do Pica-pau Amarelo
Ciências
e saúde:
·
Os vegetais: como são,
suas utilidades, como nascem e como as plantas se alimentam.
·
Os animais: como são, como
vivem, como nascem e se alimentam.
·
Alimentação
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
·
Dramatização
·
Desenhos e pinturas
·
Colagens, recortes,
painéis
·
Canções folclóricas e
músicas do CD do Sítio
·
Histórias do Sítio
gravadas em DVDs
·
Dobraduras
·
Montagem e execução de
livrinhos e painéis.
EDUCAÇÃO Física:
·
Atividades rítmicas
·
Brincadeiras infantis
·
Rodas cantadas e
dramatizadas
·
Brincadeiras folclóricas,
danças folclóricas
·
Jogos e recreação
Período de duração: Ano letivo de 2009
Culminância:
O
resultado do projeto será apresentado em exposição para a comunidade dos
trabalhos e livrinhos feitos pelas crianças.
Avaliação:
·
Avaliação será sempre
contínua, presente no dia-a-dia, observando o interesse, a participação
individual e em grupo, o desempenho nas atividades propostas e a assiduidade
dos alunos;
·
Organização e apreciação
dos trabalhos criados pelos alunos, através de portfólio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário