Estimule o uso racional da água por meio de atividades de conscientização dos alunos.
Objetivos:
★ Construir valores básicos para que as crianças tenham hábitos éticos, sadios e responsáveis quanto à preservação da Terra.★ Promover o conhecimento e compreensão das noções básicas relacionadas ao meio ambiente.
★ Compreender a necessidade de conservação dos recursos naturais como a água, aplicando-os no dia a dia.
★ Perceber e valorizar a diversidade natural e sociocultural.
★ Adotar posturas de respeito aos diferentes aspectos do patrimônio natural.
Duração: 15 aulas (incluindo pesquisa, atividades, reflexão e exposição)
Gráfico da água
Materiais:
★ Cartolina
★ Tampinhas de garrafas PET
★ Cola branca
1. Explique que se recomenda o uso diário de 50 litros de água por 
habitante da Terra, mas há regiões em que a média é de 400 litros. 
2. Conte algumas curiosidades, no estilo Você sabia que: 
★
 Para escovar os dentes, por exemplo, uma pessoa pode gastar 12 litros 
de água se deixar a torneira aberta? No entanto, se a pessoa molhar a 
escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca 
com um copo d’água, ela consegue economizar mais de 11,5 litros d’água. 
★ Um banho de ducha por 15 minutos consome 135 litros de água? Se 
fecharmos o registro, ao nos ensaboar e reduzirmos o tempo para 5 
minutos, o consumo cai para 45 litros. No caso de banho com chuveiro 
elétrico, o consumo cai para 15 litros. 3. Faça um gráfico com tampinhas
 de garrafa PET para representar o gasto real e o gasto ideal de água 
para escovar os dentes e tomar banho. Você pode escolher com a turma 
outros hábitos e pesquisar e a partir daí realizar os gráficos.
Painel do consumo
Materiais:
★ Papel craft (1,5 m x 1,5 m)
★ Papel branco recortado em forma de gotas
★ Tinta guache nas cores azul, verde e preta
★ Giz de cera azul
1. Desenhe com os alunos um painel com o globo terrestre no papel craft. Desenhe uma torneira saindo do globo. 
2. Peça aos alunos para escrever frases de conscientização sobre o 
desperdício de água nas gotas de papel e pinte-as com o giz de cera. 
Cole-as saindo da torneira.  
Confira algumas frases: 
★ Fim do desperdício. 
★ Não poluir os rios é mais inteligente e viável economicamente do que limpar suas águas. 
★ Espere sua máquina de lavar ficar cheia de roupa para só então colocar para funcionar. 
★ Água, base da vida, preservar é a saída. 
★ Um filete de 1 mm = 8 mil litros por dia. O suficiente para abastecer uma escola inteira com 240 alunos. 
★ Quando for lavar louças enxágue tudo de uma só vez.
★ Ao lavar o rosto em 1 minuto, com a torneira aberta, você gasta 2,5 litros de água. Mude seus hábitos, seja consciente!
Produziu, gastou...
1. Explique aos alunos que, para saciar o padrão de vida dos homens, o 
consumo de água vai além do que ingerimos, usamos no banheiro ou nas 
torneiras de casa. A produção de bens e alimentos também gasta 
quantidades incríveis desse líquido. 
2. Peça aos alunos para pesquisar e fazer um levantamento de quanta água
 é gasta na produção de determinados produtos como: calça jeans, 
hambúrguer, camiseta, etc. 
3. Faça uma exposição de objetos e alimentos produzidos pelos seres 
humanos e placas informativas sobre a quantidade de água gasta para essa
 produção.
Estimule o uso racional da água por meio de atividades de conscientização dos alunos.
Objetivos:
★ Construir valores básicos para que as crianças tenham hábitos éticos, sadios e responsáveis quanto à preservação da Terra.★ Promover o conhecimento e compreensão das noções básicas relacionadas ao meio ambiente.
★ Compreender a necessidade de conservação dos recursos naturais como a água, aplicando-os no dia a dia.
★ Perceber e valorizar a diversidade natural e sociocultural.
★ Adotar posturas de respeito aos diferentes aspectos do patrimônio natural.
Duração: 15 aulas (incluindo pesquisa, atividades, reflexão e exposição)
Gráfico da água
Materiais:
★ Cartolina
★ Tampinhas de garrafas PET
★ Cola branca
1. Explique que se recomenda o uso diário de 50 litros de água por 
habitante da Terra, mas há regiões em que a média é de 400 litros. 
2. Conte algumas curiosidades, no estilo Você sabia que: 
★
 Para escovar os dentes, por exemplo, uma pessoa pode gastar 12 litros 
de água se deixar a torneira aberta? No entanto, se a pessoa molhar a 
escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca 
com um copo d’água, ela consegue economizar mais de 11,5 litros d’água. 
★ Um banho de ducha por 15 minutos consome 135 litros de água? Se 
fecharmos o registro, ao nos ensaboar e reduzirmos o tempo para 5 
minutos, o consumo cai para 45 litros. No caso de banho com chuveiro 
elétrico, o consumo cai para 15 litros. 3. Faça um gráfico com tampinhas
 de garrafa PET para representar o gasto real e o gasto ideal de água 
para escovar os dentes e tomar banho. Você pode escolher com a turma 
outros hábitos e pesquisar e a partir daí realizar os gráficos.
Painel do consumo
Materiais:
★ Papel craft (1,5 m x 1,5 m)
★ Papel branco recortado em forma de gotas
★ Tinta guache nas cores azul, verde e preta
★ Giz de cera azul
1. Desenhe com os alunos um painel com o globo terrestre no papel craft. Desenhe uma torneira saindo do globo. 
2. Peça aos alunos para escrever frases de conscientização sobre o 
desperdício de água nas gotas de papel e pinte-as com o giz de cera. 
Cole-as saindo da torneira.  
Confira algumas frases: 
★ Fim do desperdício. 
★ Não poluir os rios é mais inteligente e viável economicamente do que limpar suas águas. 
★ Espere sua máquina de lavar ficar cheia de roupa para só então colocar para funcionar. 
★ Água, base da vida, preservar é a saída. 
★ Um filete de 1 mm = 8 mil litros por dia. O suficiente para abastecer uma escola inteira com 240 alunos. 
★ Quando for lavar louças enxágue tudo de uma só vez.
★ Ao lavar o rosto em 1 minuto, com a torneira aberta, você gasta 2,5 litros de água. Mude seus hábitos, seja consciente!
Produziu, gastou...
1. Explique aos alunos que, para saciar o padrão de vida dos homens, o 
consumo de água vai além do que ingerimos, usamos no banheiro ou nas 
torneiras de casa. A produção de bens e alimentos também gasta 
quantidades incríveis desse líquido. 
2. Peça aos alunos para pesquisar e fazer um levantamento de quanta água
 é gasta na produção de determinados produtos como: calça jeans, 
hambúrguer, camiseta, etc. 
3. Faça uma exposição de objetos e alimentos produzidos pelos seres 
humanos e placas informativas sobre a quantidade de água gasta para essa
 produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário